Razões para implantar o carsharing nas empresas não faltam. E elas vão desde as muitas vantagens para a organização até os benefícios que proporciona para a própria sociedade.

 

Contudo, ainda que o compartilhamento de veículos esteja conquistando espaço cada vez maior nas empresas e até mesmo na mídia, sabemos que podem haver dúvidas sobre esse modelo de uso dos carros da frota.

 

Por esse motivo, e aproveitando todo nosso conhecimento como líder nacional em sistema para carsharing, resolvemos elaborar este conteúdo exclusivo sobre o assunto.

 

Ao concluir a leitura você verá que tem múltiplas razões para implantar o carsharing em sua frota. E nenhum para abandonar essa ideia!

 

A economia de compartilhamento em franca expansão

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria PwC, a economia colaborativa responderá por cerca de 30% do PIB de serviços até o ano de 2025, o que representará cerca de US$ 335 bilhões, em todo o mundo.

 

Outro ponto importante levantado pelo estudo é que 86% dos entrevistados acredita que o modelo possibilita economias significativas para quem lança mão dessa estratégia.

 

Entre os tipos de negócios que pegaram carona na economia compartilhada para conquistar o mercado podemos citar o compartilhamento de:

 

     Imóveis, também chamado de coliving. Basta se cadastrar na plataforma, aceitar os termos e começar a utilizar o serviço, alugando espaços por períodos e em localizações desejadas;

     Bicicletas e patinetes elétricos é outro exemplo de compartilhamento que dá certo, permitindo que os usuários se movimente de um lado a outro das cidades com praticidade e economia;

     Escritórios (Coworking) com estrutura adequada para o desenvolvimento de tarefas, realização de reuniões e outras necessidades para o trabalho. Ao invés de ter um espaço próprio, e bancar todas as despesas, é possível alugar salas em vários endereços e economizar;

     Carros, inclusive veículos organizacionais. Assim, é possível reduzir custos com aquisição, documentação, manutenção, entre outros.

 

Ainda que a economia compartilhada seja interessante em todos os seus aspectos, o objetivo deste artigo é focar no carsharing corporativo e a economia compartilhada nas empresas, mostrando as principais razões para implantar o carsharing corporativo.

 

Breve análise do mercado de compartilhamento de carros

 

Foi por volta de 2010 que o número de adeptos do compartilhamento de veículos começou a crescer com velocidade. 

 

Atualmente, os mercados de maior desenvolvimento neste campo são os Estados Unidos e a Europa Ocidental. Contudo, especialistas acreditam em uma expansão rápida na Ásia e que a evolução ocorra em outras partes do planeta - como já vem ocorrendo no Brasil, por exemplo.

 

Entre os principais motivos para impulsionar essas mudanças na indústria automotiva estão o avanço tecnológico, crescimento no uso do smartphone, preocupações ambientais e mudanças sociais.

Nesse sentido, cresce a busca por cidades com melhor infraestrutura e aptas a usarem tecnologias da informação e comunicação para aumentar a qualidade de vida dos seus cidadãos. 

 

As chamadas cidades inteligentes têm no carsharing corporativo um precioso aliado para elevar o bem-estar oferecido aos moradores. Afinal, uma das premissas das smart citys é ter mobilidade mais inteligente, diminuindo a quantidade de veículos nas ruas e, ao mesmo tempo, melhorar a forma de locomoção.

 

Também, vale a pena lembrar, que a pandemia provocada pelo novo coronavírus gerou problemas na produção de carros zero O motivo foi a falta de semicondutores no mercado, item essencial para produção de sensores de pressão de combustível, velocímetros digitais, computadores de bordo, entre outros.  

 

A solução para superar esse desafio foi otimizar o uso de veículos, algo que o compartilhamento de carros atende plenamente - o que representa uma das muitas razões para implantar o carsharing.

 

Além disso, também ajudaram - e ainda ajudam - a democratizar esse modelo de mobilidade, o surgimento de startups com foco nesse serviço. É o caso da Joycar, que desenvolveu um sistema específico para compartilhamento de frotas organizacionais e rapidamente se consolidou como a maior plataforma de carsharing do Brasil.

 

7 razões para implantar o carsharing em sua empresa

 

Como vimos, o mercado de compartilhamento de veículos está em franca expansão, atendendo a uma importante demanda: moldar o futuro da mobilidade com qualidade, redução de custos e menor impacto ambiental.

 

Assim, esse modelo é a resposta que os setores corporativos buscam para garantir uma locomoção mais inteligente aos colaboradores que utilizam sua frota para desempenhar diversas tarefas.

 

Por isso, a seguir mostraremos as principais razões para implantar o carsharing corporativo.

 

Confira e descubra porque essa é uma solução perfeita para superar os muitos desafios da gestão de veículos corporativos

 

1) Correto dimensionamento da frota

 

Na prática, ao transformar um serviço de frotas convencional em uma operação de carros compartilhados, a empresa consegue determinar o número realmente adequado para as suas necessidades. 

Pois uma das razões para implantar o carsharing corporativo é a possibilidade de garantir o melhor aproveitamento dos carros da empresa.

 

Afinal, o compartilhamento de carros permite que sua empresa consiga fazer mais - pelos funcionários, pelo meio ambiente e pelo budget - com menos veículos. 

 

Inclusive, uma questão de extrema importância à medida que os preços dos veículos continuam a subir ao longo do tempo.

 

Como o carsharing ajuda a implantar veículos com rotação máxima, as empresas não precisam ter tantos recursos em mãos. 

 

Dessa forma, é possível economizar valores substanciais no custo inicial da compra de um novo veículo. Além dos custos que vêm junto com essa aquisição, como documentação, estacionamento e combustível.

 

Outra despesa alta a considerar é a manutenção. Mesmo que os veículos não estejam sendo conduzidos diariamente, eles ainda demandam gastos em manutenção. Um valor que poderia ser melhor gasto em outras áreas.

 

Com a capacidade de utilizar melhor seus veículos e reduzir os custos associados a ter uma frota desnecessariamente grande, o carsharing ajuda a aumentar a economia e seu resultado final.

 

2) Significativa redução de custos – uma das razões para implantar o carsharing

 

A segunda das razões para implementar o carsharing deve ser uma escolha óbvia para as empresas: a economia. 

 

O compartilhamento de carros corporativos bem estruturado pode trazer uma redução de 30% no Custo Total de Mobilidade (TCO). Isso envolve os gastos com o uso de veículos extra frota, como táxis e serviços de mobilidade. 

 

Todos os veículos são implantados com rotação máxima, liberando ao mesmo tempo vagas de estacionamento. Ao otimizar o uso de veículos, a frota poderia ser reduzida em 25%.

 

Outra fonte de redução de custos é a própria gestão da frota. As soluções de compartilhamento de carros corporativos fornecem ferramentas de gerenciamento que ajudam a economizar tempo, bem como recursos. 

 

Além disso, garante à sua empresa insights preciosos sobre o uso dos veículos graças à análise estatística e à fácil comunicação.

 

3) Fim da ociosidade de veículos  

 

Para empresas que possuem uma frota de veículos à disposição, o tempo ocioso mais comumente significa a quantidade de tempo que um veículo está parado no estacionamento, sem uso.

 

Nesses casos, você tem em mãos um recurso subutilizado, mas que incorre nos mesmos gastos de um veículo com funcionamento pleno. 

 

Então a empresa paga pela documentação, pela manutenção, pelo combustível e pela depreciação do automóvel. Porém, sem obter benefícios em troca.

 

Dessa forma, os veículos comerciais ociosos são um dreno dos recursos financeiros de uma empresa. Especialmente porque os custos de combustível compõem 60% da maioria dos orçamentos da frota. 

 

Isso continuará a ser um problema à medida que os custos de combustível aumentam e as preocupações ambientais sobre a poluição do ar e o aquecimento global se tornam mais prevalentes. 

 

Por isso, os gestores de frota devem encontrar maneiras de reduzir o tempo ocioso de seus veículos da empresa para resolver essas questões. O carsharing pode ser a solução certa para reduzir o tempo de ociosidade dos veículos, fazendo a frota rodar no limite máximo de produtividade.

 

4) Ampliar a agenda de meio ambiente é mais uma das razões para implantar o carsharing

 

A sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade. Muitos afirmam que compartilhar carros é essencial para atingir as metas climáticas.

 

Basta olhar para a sociedade sob uma perspectiva mais ampla: os clientes estão colocando cada vez mais ênfase na origem dos produtos em suas decisões de compra, minimalismo vivo e consumo supérfluo. Tudo a fim de conservar os recursos em declínio do planeta. 

 

Assim, o carsharing tem todos os pré-requisitos básicos para atender às exigências da sociedade atual. 

 

Com os veículos contribuindo muito para as emissões de carbono, uma maior ênfase tem sido colocada na mobilidade sustentável.

 

A Comissão Europeia, por exemplo, até se comprometeu a promover opções de mobilidade sustentável como uma iniciativa crítica para o futuro. Uma tendência que promete ser espelhada em outras partes do mundo – inclusive o Brasil.

 

O carsharing corporativo é uma forma simples de as empresas aderirem ao movimento de mobilidade sustentável com a frota que já possuem. 

 

Ao rodar veículos e implantá-los para otimizar seu uso, os gestores de frotas podem reduzir o consumo de combustível e a pegada geral de carbono.

 

Embora a redução da sua pegada de carbono seja um grande benefício para o meio ambiente, também é benéfico para sua empresa. 

 

Ao cumprir sua responsabilidade corporativa através da gestão sustentável de veículos, você melhora a imagem e reputação da empresa. 

 

Isso, então, ajuda a atrair melhores talentos e clientes – dois fatores que podem ajudá-lo a economizar em custos de marketing e melhorar seu resultado final.

 

5) Executar uma desmobilização eficiente

 

A desmobilização da frota corporativa acontece quando chegou a hora de reduzir ou renovar os veículos que estão à serviço de sua empresa. 

 

Para obter o melhor resultado deste processo, é essencial que os carros estejam:

     com a manutenção em dia;

     em perfeito estados,

     dentro das melhores condições possíveis para revenda.

 

Isso acontece de forma mais prática e assertiva quando sua empresa possui um serviço de gestão de frota, como a Joycar. Afinal, o dashboard permite um controle amplo e completo da saúde e do status da frota. 

 

O que ajuda a garantir uma desmobilização eficiente e com alto índice de rentabilidade. Especialmente se a sua operação estiver baseada em carsharing.

 

6) Maior satisfação dos usuários

 

O compartilhamento de carros corporativos melhora a mobilidade dos colaboradores, ajudando a economizar tempo e dinheiro. 

 

Com o sistema Joycar as reservas podem ser feitas até pelo próprio smartphone, o que é bem prático e rápido. 

 

Além disso, não corre riscos de reservar um carro e, na hora, descobrir que houve duplicidade de reserva. Algo comum em controles manuais e que frustra o usuário.

 

Não só isso: uma das razões para implementar o carsharing é proporcionar aos colaboradores a possibilidade de ampliar os níveis de Responsabilidade Social Corporativa (RSE) promovendo viagens compartilhadas.

 

Assim eles podem reduzir sua pegada global de carbono. Menos poluição do ar e do ruído não é algo insignificante – especialmente nos dias de hoje.

 

7) Aumentar a eficiência da gestão de frotas 

 

Fechando esta lista de razões para implantar o carsharing em sua empresa, temos o aumento na eficiência da gestão de frotas. Afinal, para uma operação de compartilhamento de carros ser, realmente, eficiente, é preciso automatizar o processo.

 

Assim, o primeiro ganho é aposentar controles manuais e/ou planilhas alimentadas manualmente e que, exatamente por isso, estão sujeitos a erros. Além do mais, procedimentos assim tomam grande parte da agenda do gestor e de sua equipe. Tempo que poderia ser empregado em assuntos mais estratégicos do setor.

 

A Joycar, por exemplo, possui um sistema de carsharing testado e aprovado pelo mercado, tanto que é a líder nacional em plataforma para compartilhamento de veículos organizacionais.

 

Altamente inovadora, a plataforma da Joycar  possui inúmeras funcionalidades, desenvolvidas por especialistas para facilitar a rotina dos responsáveis pelo gerenciamento da frota. 

 

Conheça a seguir as principais funções do sistema Joycar, todas elas por si só representam excelentes razões para implementar o carsharing.

 

A- Indicadores para gestão de frotas (KPIs)

 

Imprescindíveis para medir a performance da frota como um todo e de cada veículo de modo individual, os indicadores para gerenciamento de carros organizacionais permitem identificar pontos que precisam ser melhorados.

 

Com essas informações, o gestor pode buscar os meios cabíveis para sanar problemas e evoluir a gestão, aumentando a produtividade e a economia operacional.

 

Entre os indicadores para medir o bom desempenho de frotas, podemos citar:

 

     Tempo que cada veículo ficou ocioso em um determinado período;

     Centros de custos que mais utilizam os carros disponibilizados pela empresa;

     Gastos com combustível, manutenção, documentação, seguro, etc.;

     Número de checklists aplicados pelo departamento;

     Multas recebidas, considerando cada veículo e os condutores; 

     Respeito à política de uso dos veículos organizacionais; 

     Carros que mais apresentaram falhas durante o período avaliado;

     Avaliação das reservas por parte dos usuários;

     Tempo médio de atendimento ao usuário;

     Quilometragem de cada veículo, carteiras de habilitação por vencer, etc.

 

A coleta desses dados para análise, e posterior melhoria da gestão, exige a automação da operação.

 

Joycar, por exemplo, permite a elaboração de checklists onlines personalizados, rápidos e práticos de serem elaborados. E que podem ser preenchidos pelo smartphone do usuário.

 

Eles se juntam a outras informações geradas automaticamente e atualizadas em tempo real, representando mais uma entre várias razões para implementar o carsharing. 

 

Da mesma forma que são obtidas de forma simples, a visualização das informações também é prática: por meio de dashboards!

 

Afinal, garantem a visibilidade necessária para verificar os índices, criar um histórico operacional e promover ajustes.

 

B- Gestão de multas prática e eficaz  

 

Sempre que um carro de sua frota comete uma infração de trânsito, a organização é notificada para ter conhecimento da ocorrência. Por exemplo:  data e local, placa do carro, valor da multa, número de pontos a serem descontados na CNH do condutor, entre outros.

 

É responsabilidade do gestor da frota identificar o veículo e o condutor responsável pelo desrespeito à legislação. Assim como informar às autoridades responsáveis os dados do motorista.

 

Na falta dessa providência, dentro do prazo estabelecido, caberá à empresa assumir as despesas com a multa. 

 

Como vemos, a infração representa prejuízo financeiro e, dependendo da situação, pode comprometer a imagem da Instituição. Por isso, ter um gerenciamento de multas eficiente é tão importante, revelando mais uma das razões de implantar o carsharing nas empresas.

A plataforma Joycar possui um painel de condutores que facilita acessar dados como motoristas com CNH vencida, condutores que costumam exceder a velocidade ou, até mesmo, obter um relatório de multas por condutores.

 

Desse modo, é possível criar ações de conscientização de boas práticas no trânsito, aumentando a segurança e evitando o desrespeito às suas leis.

 

C- Elevar a eficiência da manutenção e a vida útil do ativo - ainda mais razões para implantar o carsharing

 

Faz parte da rotina do gestor manter a frota em pleno funcionamento, garantindo a produtividade e a segurança de todos os usuários

 

Uma verificação periódica envolve:

     Alinhamento da direção a cada 10 mil Km rodados; 

     Regulagem de freios, incluindo troca de pastilhas e lonas; 

     Inspeção e, quando preciso, troca de amortecedores. 

     Substituição de pneus, evitando que percam a aderência; 

     Verificação de luzes de freio, etc.

 

Cuidar desses de outros detalhes em cada veículo da frota fica muito mais fácil com um sistema que automatiza a operação. 

 

Assim, além dos dados atualizados e confiáveis, é possível criar um planejamento de manutenção preventiva e acompanhá-lo de forma prática. 

 

Com um cronograma de manutenção bem elaborado há uma redução nos custos de manutenção e um aumento na vida útil dos ativos, duas boas razões para implantar o carsharing organizacional.

 

Carsharing: uma realidade que coloca sua empresa no futuro

 

Uma das razões para implementar o carsharing é que esta é uma maneira perfeita de introduzir novas formas de mobilidade e incorporar o pensamento verde entre a força de trabalho. 

 

Os funcionários terão maior probabilidade de escolher mobilidades alternativas (transporte público, bicicleta, carsharing, entre outras) em vez de seu veículo individual, mesmo fora do trabalho.

 

Dessa forma, os líderes das empresas têm um papel importante a desempenhar. Eles poderiam ajudar a moldar a mobilidade do futuro, mais sustentável e diversificada.

 

Então esta é a oportunidade de explorar uma alternativa mais econômica e sustentável para otimizar a gestão de veículos.

 

Especialmente quando você encontra o parceiro certo para estruturar sua operação de carsharing - e a Joycar é o melhor exemplo para isso.

 

Com a Joycar você ainda dimensiona a sua frota com mais eficácia, melhora a mobilidade dos funcionários e ainda reduz custos para impactar positivamente seus orçamentos.

 

Comece já: clique e peça uma demonstração gratuita Joycar!

 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade