O car sharing é uma tendência mundial e, certamente, um caminho sem volta. Afinal, ele reúne elementos essenciais como: mobilidade, sustentabilidade e economia.

Por isso, claro, ele entrou na pauta das organizações, transformando a gestão de frotas em uma operação compartilhada.

Siga na leitura e saiba mais!

 

 

Economia compartilhada: para usar não é preciso possuir

A economia compartilhada, uma tendência mundial, ocorre quando criamos novas formas de compartilhar um bem de consumo, com ênfase em seu uso e não em sua posse.

O conceito baseia-se na ideia de que não é preciso adquirir um novo bem para ter acesso a ele.

Essa tendência começou a popularizar-se com o modelo de hospedagem do Airbnb, passando a transitar por diversos segmentos de mercado. Até que chegou ao compartilhamento de veículos, também conhecido como car sharing.

Assim, podemos definir o car sharing como sendo um novo modelo de uso de carros e de mobilidade urbana.

 

 

Car sharing: solução para a mobilidade urbana

A ideia de car sharing surgiu a partir da observação de um problema muito comum: de um lado, o excesso de veículos nas cidades. De outro, carros pessoais que ficam parados, em média, 22 horas por dia.

Será, então, que precisamos mesmo de um carro por pessoa?

Quando vários motoristas utilizam um mesmo carro, observamos diversos benefícios, entre eles:

 

· Economia de dinheiro;

· Fim do desperdício de espaço de estacionamento;

· Diminuição de veículos nas ruas.

 

Essa forma de mobilidade ainda é pequena no Brasil em comparação aos países mais desenvolvidos. Há 7 milhões de usuários de carros compartilhados pelo mundo, enquanto apenas 87 mil usuários usam esse serviço no nosso país – 1,2% do total.

O potencial de crescimento, portanto, é imenso. Cada dia mais as pessoas percebem a importância desse mercado para o bem-estar da população.

Acredita-se que, no mundo, o número de indivíduos que se beneficiarão com o car sharing será acima de 36 milhões em 2025.

 

Formas de compartilhamento e seus benefícios

 

 

O car sharing pode beneficiar vários públicos. Acompanhe:

 

1- Empresas com frotas

As empresas normalmente possuem um carro por pessoa, deixando os veículos sem uso por muito tempo.

Transformando a frota convencional em uma operação compartilhada, por meio de tecnologia, os usuários têm mais carros à disposição e contam com procedimentos totalmente digitalizados.

Já a empresa consegue otimizar o número de veículos e o gestor passa a ter total visibilidade da operação. Portanto, os principais benefícios do car sharing corporativo são:

 

· Redução de custo;

· Melhoria de experiência e satisfação dos colaboradores;

· Aumento da eficiência da reserva e uso dos carros;

· Aumento da produtividade.

 

 

2- Locadoras / Concessionárias

Ter carros compartilhados ajuda locadoras e concessionárias a oferecer um novo produto aos seus clientes, resolvendo algumas necessidades. Um bom exemplo é a oferta de uma nova forma de mobilidade quando o veículo está no conserto.

Assim, o car sharing oferece as seguintes vantagens às locadoras e concessionárias: inovação, melhoria de experiência e atendimento do cliente.

 

 

3- Proprietários de veículos particulares

O indivíduo pode deixar de ter carro e alugar carros compartilhados para se locomover. Também pode fazer do car sharing um negócio, ao tornar seu próprio carro compartilhável por meio de plataformas tecnológicas, dividindo-o com quem quiser.

Para esse público os benefícios são, especialmente: diminuição de custo com transporte, contribuição para um mundo mais sustentável, dinheiro extra no fim do mês.

 

 

Car sharing corporativo é com a Joycar

Além de todos os benefícios citados, o acesso à tecnologia de ponta, como a plataforma Joycar, deixa a experiência muito mais fácil e 100% digital.

Dessa forma, é possível gerir a frota, reservar, abrir e fechar carros usando apenas o smartphone.

É o fim de controles e checklists manuais. O que significa transparência, eficiência e praticidade a todos os envolvidos no processo.

O car sharing deixou de ser uma tendência para se transformar em realidade. Isso porque há diversas empresas surgindo e atendendo aos diversos públicos. Seja alugando carros dessa nova maneira ou transformando os carros das próprias empresas em operação compartilhada – para uso de todos os usuários. E, ainda, permitindo que pessoas compartilhem e/ou usem veículos dentro desse formato de uso coletivo.

É um novo segmento de mercado democratizando a tecnologia, melhorando a qualidade de vida do usuário e contribuindo para um mundo mais sustentável. Para isso, a Joycar foi criada. Nossa equipe vem ajudando grandes empresas a transformarem a operação tradicional em car sharing corporativo, garantindo muitas vantagens à empresa, ao gestor e aos usuários.

Queremos ajudar a sua empresa também.

 

 

Entre em contato e vamos conversar a respeito?

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade