Gestão de Frotas: soluções para a ociosidade de veículos 

 

A gestão de frotas envolve muitos desafios que, quando mal administrados, podem gerar prejuízos às finanças da empresa.  

 

Garantir a mobilidade dos colaboradores é fator indispensável, mas manter uma frota de veículos não é tão barato e simples.  

 

O gerenciamento de frotas é um trabalho complexo, com muitos detalhes a serem observados para evitar gastos desnecessários.  

 

Entre eles, veículos ociosos são grandes causadores de prejuízos. Por isso, evitar carros inativos é fundamental para a sustentabilidade econômica da empresa.  

 

Para maximizar o aproveitamento dos veículos, continue a leitura e saiba como solucionar este entrave utilizando o car sharing corporativo.  

Boa leitura!  

 

Ociosidade de veículos: um grande desafio para a gestão de frotas 

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Power System Research, a ociosidade dos veículos nas empresas brasileiras varia entre 5% e 20%. E os prejuízos causados por carros inativos ou sem ocupação são muitos – confira os principais. 

 

1. Aumento das despesas logísticas 

Os veículos parados continuam gerando gastos à empresa, como IPVA, seguro, manutenção preventiva, desvalorização do carro, entre outros.  

 

2. Diminuição da lucratividade 

Carro parado significa menos produtividade dos colaboradores, isso porque pode interferir no número de visitas, reuniões e, até mesmo, afetar o fechamento de negócios.  

 

3. Perda da competitividade 

O negócio pode perder competitividade no mercado se tiver que elevar o custo do produto vendido para compensar outros gastos, como custos com veículos ociosos.  

 

Car sharing corporativo é solução para a ociosidade de veículos 

 

Para gerenciar de maneira otimizada a frota corporativa, já pensou em compartilhar os veículos entre os colaboradores que precisam do carro para realizar suas tarefas?  

 

Estamos falando do car sharing corporativo. Trata-se de uma maneira de: 

 

Reduzir custos (sem perder a efetividade); 

 

Otimizar a frota reduzindo a ociosidade; 

 

Aumentar a satisfação dos colaboradores com uma operação prática e ágil; 

 

Contribuir para a pauta sustentável da organização, uma vez que reduz o número de veículos e poluentes em circulação. 

 

Com o car sharing corporativo, a frota de veículos passa a ser compartilhada com o máximo de racionalidade entre os colaboradores. Assim, ajuda a reduzir a ociosidade de veículos e otimizar toda a gestão de frotas. 

 

Ou seja, mudando de uma gestão convencional, onde o carro é exclusivo de um colaborador, para uma operação de compartilhamento de carros. 

 

O primeiro passo para adotar o compartilhamento de veículos corporativos é o estudo de viabilidade – a Joycar dá apoio para as empresas realizarem esse estudo.  

 

Nessa análise, são consideradas as características do negócio, bem como o número de colaboradores que precisam de carro para o trabalho.

 

Avalia-se também a atual frota, como é utilizada, índice de ociosidade, entre outros itens. 

 

Com isso, é possível aplicar a readequação da frota com base no estudo criterioso que identificou o número ideal de veículos necessários na empresa.  

 

Assim, a subutilização ou ociosidade dos veículos são eliminadas. E os prejuízos advindos dessa situação também! 

 

Car sharing corporativo: uma inovação disruptiva 

 

Foi o professor de Administração de Empresas da Harvad Bussiness Scholl, Clayton Christensen que criou a expressão “inovação disruptiva”, quando publicou seu artigo intitulado Disruptive Technologies: Catching the Wave. 

 

Ele se referia à inovação que rompe com um padrão de oferta em vigor, normalmente oferecendo produtos ou processos novos que geram maior economia e muitos outros benefícios. 

 

Contudo, mesmo diante das facilidades que essas transformações oferecem, as disrupções não acontecem de um momento para outro. É preciso uma mudança de mindset. 

 

No caso específico do compartilhamento de carros corporativos, não basta o responsável pela gestão de frotas perceber os benefícios dessa prática. É preciso que todos os participantes da operação entendam que ter um carro usado por um maior número de usuários é mais inteligente do que dedicá-lo com exclusividade a uma só pessoa.   


Até porque, de modo geral, um veículo fica estacionado cerca de 
95% de sua vida útil. Argumento mais do que suficiente para quebrar o paradigma da propriedade veicular. 

 

Joycar: plataforma disruptiva para car sharing corporativo 

 

Como vimos, o car sharing corporativo oferece racionalidade, economia, eficiência e sustentabilidade à gestão de frotas.  

 

Mas, para que essa prática funcione adequadamente, é preciso adotar uma plataforma disruptiva.  

 

Caso da Joycar, ferramenta de fácil utilização e com dashboards, onde o gestor tem visibilidade total da operação, melhorando a gestão da frota. E garantindo ainda: 

 

Operação digitalizada - dispensa as planilhas de reserva, checklist em papel e evita perda de tempo procurando e entregando chaves. Garante a eficiência operacional;  

 

Gestão 100% digital, simples e intuitiva. Otimiza o tempo do gestor de frotas, elimina controles manuais e torna a operação eficiente; 

 

Controle de custos. O car sharing corporativo evita gastos com veículos inativos, combustível, documentação e outros custos que geram prejuízos; 

 

Operação sustentável, pois colabora para uma mobilidade consciente, gerando menor impacto no meio ambiente, contribuindo com a agenda de sustentabilidade da empresa. 

 

Frota ociosa é sinônimo de prejuízos, mas agora esse problema pode ser facilmente resolvido com tecnologia inovadora e eficiente. 

 

 

 

Converse com um especialista Joycar e descubra como solucionar a ociosidade de veículos e otimizar a gestão de frotas em sua empresa com praticidade e agilidade. 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade