Por: Parceiros Convidados - Publicado: 01 de fevereiro de 2022
O primeiro pensamento está na mobilidade urbana, reduzindo de maneira apropriada o número de veículos circulando em ruas e avenidas dos municípios, assim como em estradas e rodovias.
No entanto, o crescimento da prática de carsharing corporativo propõe outras possibilidades de crescimento no curto e médio prazo.
A ideia vai além quando se trata de uma otimização na locomoção de funcionários e, importante, na melhoria das contas da empresa e redução de gastos com a frota veicular.
Dessa forma, é possível destacar ao menos 6 motivos para investir em carsharing corporativo, incentivando os funcionários no compartilhamento de veículos.
1 - Carsharing corporativo reduz a demanda por estacionamento
Os espaços urbanos dedicados às empresas sofrem cada vez mais com a especulação imobiliária e os gastos com manutenção de pátio e estacionamento de veículos.
Deste modo, a prática de carsharing corporativo é uma solução eficiente para resolver esse tipo de problema, por situações evidentes, entre as quais:
· Áreas dedicadas à natureza;
· Melhor aproveitamento de espaço;
· Menor número de veículos;
· Mobilidade interna segura.
Outra observação possível é a acessibilidade de fornecedores e parceiros comerciais, de acordo com as finalidades da empresa.
2 - Empresa focada na sustentabilidade
Quando o assunto é ESG, o compartilhamento tem impacto direto nas agendas de sustentabilidade das empresas.
Todas as áreas precisam se envolver e ter projetos contínuos nos campos ambientais, sociais e da ética.
O setor de Marketing entra como um componente essencial na divulgação da metas de sustentabilidade, no engajamento do público interno e na construção de conteúdos informativos para o mercado.
A responsabilidade de muitas empresas, ainda mais aquelas envolvidas no segmento industrial, sobre o impacto no meio ambiente, pode ser um ponto crucial quando se trata de sustentabilidade.
O compartilhamento de veículos corporativos, significado de carsharing, é uma maneira de reduzir a emissão de CO2, tráfego e congestionamento das cidades.
Essa é uma maneira de incutir, ainda, sobre a mentalidade sustentável junto aos colaboradores frequentes.
3 - Carsharing corporativo ajuda no recrutamento e retenção de talentos
Toda empresa deve manter uma vantagem competitiva sobre outros empregadores e, assim, atrair os melhores talentos em diversas áreas profissionais.
O carsharing nas empresas é um exemplo de novas tecnologias e demandas que estão ajudando a mudar a cultura organizacional.
O objetivo do compartilhamento de carros corporativos é garantir que os veículos possam ser disponibilizados para um grupo maior de colaboradores na empresa.
Pois só assim será possível operar uma mudança de mindset em todos os níveis da organização.
Conforme são apresentados os benefícios que a empresa oferece, o carsharing corporativo pode ser um tópico interessante para ampliar a busca por novos profissionais e ter a retenção de talentos contratados.
Para isso, pode-se aplicar a estratégia de Inbound Marketing, ou marketing de atração, para que os profissionais que estão no mercado encontrem esses diferenciais e demonstrem interesse pela empresa e tudo que esta tem a oferecer.
4 - Melhoria da saúde e bem-estar de funcionários
Atualmente, os grandes centros enfrentam dificuldades para equilibrar crescimento, qualidade de vida e mobilidade.
As cidades precisam, cada vez mais, entregar resultados e soluções que contribuam para melhorar a vida de seus moradores.
O papel do car sharing corporativo é garantir a mobilidade de toda a força de trabalho. Porém, com mais eficiência e menores custos ou prejuízos ao meio ambiente.
Além de ser motivo para atrasos frequentes, a mobilidade urbana pode levar a consequências negativas para a própria saúde.
Assim, é possível reduzir o estresse dentro do deslocamento diário, e ainda chegar mais descansado no local de trabalho.
5 - A importância da geração de conteúdos educativos
Como dito no item 2: o marketing tem um papel fundamental na educação do mercado para essa nova cultura, onde praticamente tudo pode ser compartilhado, até um carro corporativo. Nisso, o marketing de conteúdo também pode ajudar.
A produção de conteúdo em diversas plataformas poderá encurtar o processo de educação de executivos e usuários
Antes a ideia de ter um carro disponível para uso exclusivo de um colaborador era algo natural.
Hoje pautas como maior sustentabilidade e economia compartilhada colocam em xeque esse formato tradicional de lidar com os veículos da frota.
O car sharing entra em cena, propondo uma nova maneira de mobilidade organizacional, por meio de um processo altamente benéfico e disruptivo.
Porém, colocar isso em prática exige uma série de mudanças de mindset.
O líder de comunicação pode ajudar nessa transformação de pensamento e forma de consumir. Se desejar, ele pode até mesmo impulsionar estes materiais produzidos utilizando plataformas como Google Ads ou Twitter Ads para educar ainda mais pessoas acerca dos benefícios do carsharing corporativo.
Conclusão
De forma clara, o carsharing corporativo se torna uma oportunidade de negócio para toda e qualquer empresa, aplicando um novo modelo de locomoção entre funcionários.
Além da redução de custos, a praticidade observada e mesmo as possibilidades de atender a um movimento cultural e sustentável se tornam essenciais para a divulgação de uma marca junto ao mercado consumidor.
Afinal, toda empresa precisa se destacar de alguma forma e, na medida do possível, de maneira positiva.
Dessa forma, reforça o posicionamento da marca sobre as questões ambientais e garante mais simpatia e entrosamento junto aos trabalhadores, facilitando os processos de locomoção e reduzindo os custos voltados ao transporte.
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