Os pilares do gestor são aqueles que ajudam a construir uma rotina de trabalho sólida e apta a enfrentar imprevistos. 

 

Quando pensamos em gestão de frotas, isso significa ter o controle da operação e dados confiáveis para agir com agilidade e precisão nas decisões. Tudo isso, claro, focando na satisfação dos usuários e na redução de custos.

 

Complexo? Se o gerenciamento operacional foi feito por meios obsoletos, como planilhas alimentadas manualmente, sim.

 

Mas é possível adotar a tecnologia certa para conquistar as vantagens que compõem os pilares do gestor de frotas. 

 

Siga na leitura deste post e saiba como aplicá-los no seu dia a dia na gestão de frotas.

 

Conheça os 4 pilares do gestor de frotas

 

Como adiantamos, todos os pilares do gestor abordados neste conteúdo têm o investimento em tecnologia como ferramenta de otimização das estratégias.

 

Algo que só tem a potencializar o planejamento e também as ações desenvolvidas na sua rotina. Confira!

 

1. Reduzir custos é um dos mais importantes pilares do gestor de frotas

 

A redução de custos é um objetivo em todas as empresas. Assim, é o primeiro dos 4 pilares do gestor de frotas que abordamos.

 

No entanto, é importante frisar, falamos da economia inteligente, que não afeta a qualidade do trabalho executado. Pelo contrário, ajuda a elevar o sucesso da área e se converte em benefícios para todos os envolvidos – incluindo o próprio usuário.

 

O sistema Joycar é uma solução inovadora que ajuda o gestor a obter muitas vantagens, entre elas a redução de custo.

 

Isso acontece porque a solução permite:

     Transformar a operação convencional e uma operação de compartilhamento de veículos, onde o mesmo veículo é usado para várias pessoas/departamentos;

     Acompanhar e analisar dados em tempo real, possibilitando ações para otimizar os recursos financeiros - entre eles consumo de combustível e gestão de multas;

     Saber o número ideal de veículos, evitando gastos desnecessários com aquisição, seguro, documentos, etc.;

     Planejar o momento e a forma certa para desmobilização desses ativos;

     Ter um planejamento de manutenção da frota eficiente, agindo de forma preventiva para diminuir gastos e aumentar a vida útil dos carros.    

 

Além disso, nesse que é um dos mais preocupantes pilares do gestor, deve-se dar atenção aos custos escondidos. É o caso do tempo de indisponibilidade do veículo ou mesmo os maus hábitos de direção, por parte dos condutores.

 

Nesse sentido, adotar uma ferramenta como Joycar permitirá uma gestão de frotas mais estratégica e econômica!

 

2. Conquistar maior eficiência

 

Acompanhar indicadores de desempenho é essencial para colocar em prática os pilares do gestor de frotas.

 

Daí, a necessidade de contar com soluções digitais para monitorar suas métricas em tempo real e embasar as decisões.

 

Isso traz mais eficiência no planejamento e execução de ações no dia a dia. Alguns exemplos de indicadores que podem ser observados com Joycar, de modo simples e rápido são:

 

     Custos com manutenção;      

     Despesas com combustível;  

      Controle de prazos e compromissos - como manutenção preventiva ou renovação de documentos;     

      Disponibilidade e/ou ociosidade de cada veículo da frota;

      Reservas de carro e cancelamento das mesmas, etc.

 

Uma plataforma digital que coleta dados e ainda compila-os em tempo real por meio de relatórios e dashboards personalizados, só pode qualificar sua gestão de frotas.

 

3. Ter maior visibilidade operacional

 

Dashboards são ferramentas que ajudam na automatização de processos, centralização de informações indispensáveis para os pilares do gestor e na rotina em gestão de frotas.

 

Para usá-lo, basta acessar o sistema e visualizar as informações compiladas por sua plataforma digital. Dessa maneira, o dashboard traz uma visão ampla e coletiva (ou individualizada) da sua empresa. O que qualifica sua tomada de decisão em tempo e precisão nas escolhas.

 

Algumas informações que contribuem para consolidar os pilares do gestor e ampliar a visibilidade estratégica o seu negócio:

 

     carros disponíveis em sua frota;       

     reservas em andamento;       

     atrasos e cancelamento;        

     histórico dos motoristas;        

     gestão de multas;        

     nível de combustível de cada veículo.

 

Entre outras informações que podem ser personalizadas e oferecer um grau maior de auxílio e cobertura ao seu trabalho.

 

4. Mobilidade: um dos pilares do gestor de frotas

 

Por fim, quando falamos nos pilares do gestor, a mobilidade é assunto essencial.

Nesse sentido, o carsharing é um modelo que garante melhorias à mobilidade

organizacional, gerando economia sem afetar a eficiência da frota. E a Joycar têm total expertise nesse tema, sendo responsável pela criação da ferramenta no 1 do mercado de compartilhamento de veículos corporativos. 

 

O que é uma excelente notícia, tendo em vista que o carsharing propõe um dimensionamento da sua frota com base em indicadores diversos. 

 

Assim, todos têm veículos à disposição para as necessidades de trabalho, evita-se a ociosidade de ativos e, ainda, amplia a agenda de sustentabilidade da empresa.

 

Sem contar que esse dimensionamento correto ajuda a alcançar qualidade em outros pilares do gestor de frotas, anteriormente mencionados.

 

Sistema Joycar: elevando a qualidade da gestão de frotas

 

A Joycar é uma startup que, desde 2015, ajuda a atender os pilares do gestor por meio de sua plataforma de carsharing.

 

O sistema, que torna o gerenciamento operacional bem mais eficiente, prático e econômico, é escalável e personalizado para adaptar-se às necessidades e objetivos da frota de sua empresa.

 

Converse com nossos especialistas e saiba porque Joycar é um recurso indispensável para compor os pilares do gestor e qualificar ainda mais a sua gestão de frotas.

 

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