O compartilhamento de veículos corporativos promete ser uma solução muito oportuna para o problema de mobilidade que afeta grandes centros. Afinal, a população global está aumentando rapidamente, especialmente nas grandes cidades. Tanto que estimativas da ONU apontam que a população urbana mundial aumentará para 70% em 2050, em comparação com os 53% atuais.  

 

Por isso, as empresas que apostarem o quanto antes no compartilhamento de veículos corporativos estarão colaborando para uma melhor mobilidade urbana. Além disso, terão uma operação mais econômica, eficiente e moderna.  

 

O desafio da mobilidade 

 

Atualmente, os grandes centros enfrentam dificuldades para equilibrar crescimento, qualidade de vida e mobilidade.  

É por isso que a inovação não é mais uma opção. As cidades precisam, cada vez mais, entregar resultados e soluções que contribuam para melhorar a vida de seus moradores. Tudo sem comprometer seu desenvolvimento econômico e social. 

 

A previsão futura para as grandes cidades é delicada: tudo indica que o tráfego será tão intenso e complexo que entrará em colapso. Um cenário suposto, mas baseado no aumento do tráfego urbano observado nas últimas décadas. Porém, graças à transformação digital, hoje já podemos experimentar um número crescente de soluções inteligentes disponíveis, que permitem um vislumbre de esperança.  

 

O compartilhamento de veículos corporativos é um bom exemplo: plataformas digitais permitem otimizar frotas de empresas. 

 

Dessa forma, é possível restringir o número de carros em circulação, sem perder a qualidade da mobilidade dos colaboradores com total conforto e segurança. Além disso, ajuda a reduzir a emissão de poluentes, as pegadas de carbono e os custos da operação. 

 

Como a mobilidade impacta as organizações 

 

A transformação digital vem continuamente impulsionando o home office e outras metodologias de trabalho.  

Mas, mesmo com as novas formas de se trabalhar, muitas empresas continuam tendo a necessidade de deslocar seus colaboradores para o desempenho de tarefas variadas. 

 

Para esses casos, é preciso garantir um deslocamento seguro e eficiente para a sua força de trabalho. Além disso, os gestores de frotas também precisam encontrar soluções cada vez mais inovadoras, que impactem positivamente em suas despesas e na operação. isso, sem reduzir o nível de atendimento aos seus colaboradores.  

 

Diante desse cenário desafiador, o compartilhamento de veículos corporativos chega para garantir que sempre haja carros disponíveis. E, ao mesmo tempo, sem deixá-los parados por grandes períodos sem reservas ou uso! 

 

Tudo isso sem mais carros nas ruas ou emissões de poluentes. O que torna a transformação da frota convencional em uma operação compartilhada de veículos corporativos uma solução inteligente! 

 

Saiba mais no próximo tópico. 

 

Compartilhamento de veículos corporativos e seu papel na melhoria da mobilidade 

 

O papel de car sharing corporativo é garantir a mobilidade de toda a força de trabalho. Porém, com mais eficiência e menores custos ou prejuízos ao meio ambiente. 

 

Como isso funciona?

 

A plataforma Joycar permite que os colaboradores façam uso da frota de veículos para suas atividades. Mas ao invés de ter um veículo designado exclusivamente para um funcionário ou área, a frota fica disponível para toda a força de trabalho 

 

O conceito de recurso compartilhado não é uma novidade. A prática de ter estações de trabalho comunitárias e reservas online de salas de reuniões já existe há vários anos.  

 

Transporte o modelo, agora aplicado a um veículo empresarial: este é o compartilhamento de veículos corporativos em sua forma mais simples. 

 

Benefícios do compartilhamento de veículos corporativos 

 

car sharing corporativo ajuda as empresas a redimensionar sua frota de veículos sendo, portanto, uma solução de transporte sustentável para organizações dos setores público e privado. 

 

Com esse recurso, os gestores de frotas conseguem otimizar seus processos de forma mais estratégica 

 

A plataforma online permite acessar rapidamente dados relacionados ao histórico de reservas, controle de carros por estação, gestão de manutenções, avarias, combustível e bateria do carro. Também facilita na hora do rateio por centro de custos, controlar multas, quilometragem, CNH vencida e muito mais. 

 

Além disso, existem diversos outros benefícios no compartilhamento de veículos corporativos, como: 

 

1. Redução de fluxo em vias públicas e áreas para estacionamento de carros 

 

Um único veículo compartilhado pode substituir muitos veículos nas estradas. Além disso, o car sharing corporativo diminui o congestionamento na cidade e limita as emissões de carbono. 

 

Também contribui para a redução de espaços dedicados para estacionamento de veículos. 

 

2. Flexibilidade e conveniência 

 

Contar com uma frota gerenciada de forma inteligente, com processos eficientes para reserva e devolução, como e quando necessário, é vantajoso para os funcionários e para a organização - sendo mais um benefício do compartilhamento de veículos corporativos.  

 

É possível distribuir os recursos mais adequados conforme o número de colaboradores envolvidos, o destino, entre outros. 

 

E para empresas que possuem várias filiais, mesmo em locais mais remotos, é possível fazer uma gestão eficiente, garantindo que todos usufruam do veículo, sem interferir na qualidade da prestação desse serviço por parte da empresa aos usuários da frota.  

 

3. Economia: benefício do compartilhamento de veículos corporativos 

 

Frotas veiculares compartilhadas permitem que as empresas economizem significativamente ao reduzir o custo total da mobilidade, como carros da empresa e licenças. 

 

4. Eficiência 

 

Apostar em uma solução de gerenciamento de frota como a Joycar otimiza o processo de car sharing nas empresas. Isso elimina a falta de eficiência.  

 

O acesso se dá por meio do crachá ou pelo próprio smartphone. Não há perda de tempo e desgaste com chaves esquecidas ou guardadas em locais distantes, nem burocracia no desembaraço do veículo.  

 

Adicionar uma tecnologia para car sharing corporativo simplifica esse processo, aumenta a produtividade da área de frotas e reduz o custo administrativo. O compartilhamento de veículos é uma solução rápida e inteligente que permite muitas vantagens a todos os envolvidos na operação.

 

Entre elas, trata-se de uma excelente resposta aos desafios de mobilidade.

 

Gostou deste artigo? Então acompanhe o blog da Joycar e saiba mais sobre compartilhamento de veículos corporativos! 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade