desmobilização de frota pode ser um desafio. Contudo, sem ela muitas empresas perdem oportunidades efetivas para otimizar o investimento da sua frota.  

 

Por isso, encontrar o timing e o processo certos é fundamental para garantir um bom retorno financeiro para a operação - que é bem mais positiva quando se baseia no compartilhamento dos veículos organizacionais. 

 

Este artigo foi pensado para facilitar este processo. Reunimos aqui algumas dicas úteis para rentabilizar ao máximo a frota de sua empresa.  

 

Então, siga na leitura para saber mais sobre a desmobilização de frota. 

 

O que é a desmobilização de frota? 

Desmobilização de frota é o processo pelo qual as empresas preparam os seus veículos ineficientes – quando deixam de servir à empresa de forma adequada - para renovação.  

 

No caso de carros alugados, esse procedimento de renovação acontece diretamente com a locadora. Contudo, quando são veículos próprios da empresa, precisam ser vendidos ou leiloados. 

 

Para fazer isso, é preciso que os carros estejam em dia com a manutenção, garantindo um bom estado e, como consequência, as melhores condições possíveis para revenda. 

 

Afinal, as organizações precisam minimizar as perdas obtendo um valor de venda vantajoso. Algo que cai à medida que a depreciação do veículo avança. 

 

Nesse sentido, a gestão dos dados e a revisão da política de frotas, passando para uma operação de carsharing dão apoio a esse processo de desmobilização. 

 

Como promover uma boa desmobilização de frota? 

O processo de renovação de uma frota corporativa deve considerar uma série de questões. Pois só assim pode garantir uma rentabilidade efetiva para a empresa. 

 

Nestes casos, cabe aos gestores da frota supervisionar o processo de desmobilização da frota, o que inclui: 

  •  
  •  - Organização de um cronograma de reparos, 

  •  - Realização periódicas de inspeções, 

  •  - Reconfiguração da frota restante para as operações do dia a dia. 

 

Pontos-chave para uma desmobilização de frota mais eficiente 

Listamos a seguir alguns dos principais pontos que o gestor de frotas deve considerar ao conduzir a desmobilização de frota: 

  •  
  • - Quilometragem máxima: o ideal é não deixar que os veículos da frota ultrapassem 100 mil Km, já que este é um dos fatores que mais contribuem para reduzir o valor de revenda do carro; 

  •  - Utilização: o nível de deterioração da frota está ligado à sua rotina de uso. Então, é preciso analisar os hábitos de direção dos condutores, o volume de manutenção que cada veículo recebe, entre outros cuidados. Para isso, é muito importante ter políticas claras de uso dos carros; 

  •  - Periodicidade da desmobilização: no geral, recomenda-se um intervalo de um a dois anos. Mas a desmobilização da frota deve equalizar o volume de quilometragem rodada e o tipo de operação de sua empresa. 

 

No entanto, para que o processo seja eficiente, é preciso uma gestão eficiente com cuidados contínuos que começam desde o momento da aquisição dos veículos. E bem antes da desmobilização de frotas.  

 

Só assim é possível encontrar o momento certo para desmobilizar e obter a melhor relação custo-benefício. 

 

Qual é a hora certa de fazer uma desmobilização de frota? 

Encontrar o momento certo para desmobilizar sua frota pode ser um desafio. Afinal, existem muitos fatores a serem considerados para esta decisão. 

 

Mas isso fica mais fácil quando você tem os dados certo em mãos. Entre eles: 

  •  - Data de compra do carro; 

  •  - Quilometragem do veículo; 

  •  - Volume de manutenções pelas quais o veículo passou; 

  •  - Dados de incidentes que podem gerar desvalorização do ativo – como acidente ou algum defeito persistente; 

  •  - Tipo de uso e nível de desgaste nas operações. 

 

Com estas informações o gestor de frota pode determinar quais veículos são os indicados para venda, garantindo uma boa rentabilidade. 

 

A forma mais eficiente de ter acesso e controle de todas estas informações é apostar em uma plataforma de gestão de frota, como a Joycar. 

 

Através dela, é possível automatizar a gestão e ter acesso a dados, sempre em tempo real, de forma rápida e prática. Além do mais, o sistema oferece muitas outras vantagens - acompanhe! 

 

Compartilhamento de veículos e acesso a dados: desmobilização de frota mais assertiva 

Joycar é uma solução para carsharing corporativo inovadora que vai te ajudar no momento de desmobilizar a frota. Ao ampliar o uso dos carros da frota para um número maior de condutores, faz com que os veículos sejam utilizados de forma mais inteligente, reduzindo a ociosidade e garantindo economia e eficiência. 

 

Além disso, com Joycar você consegue encontrar o número ideal de carros para sua empresa. Isso significa fazer a desmobilização de frota sem perder qualidade e produtividade e ampliando o acesso aos carros para mais colaboradores. 

 

Sistema de gerenciamento de frota inovadora que oferece  dashboards didáticos e completos. Assim, proporciona acesso fácil a todos os dados que o gestor precisa para um gerenciamento eficiente. 

 

Dessa forma, sua empresa tem acesso a dados valiosos para controlar a rotina de sua frota. Assim como definir o momento certo de fazer uma desmobilização assertiva. 

 

Redução da complexidade logística 

As informações são armazenadas na própria plataforma. Além do acesso direto e fácil ao indicadores, que estão sempre disponíveis para fornecer insights valiosos rapidamente. 

 

Aumento da produtividade 

A plataforma de gestão Joycar, que colabora para maior mobilidadegarante reservas rápidas e totalmente por meio on-line.  

 

Além disso, acaba com a dificuldade de localizar, entregar e receber as chaves dos veículos. Isso acontece porque o carro é aberto com o crachá ou smartphone do colaborador e as chaves ficam sempre no porta-luvas. Até os checklists de retiradas e devolução, essenciais para os cuidados com os veículos, são automatizados, preenchidos pelo smartphone do usuário. Prático, simples e ágil! 

 

Sem manutenção surpresa 

Inovadora, nossa solução de gestão de frota também amplia a produtividade por permitir programar a manutenção do veículo. 

 

Dessa forma, é possível prever possíveis problemas e planejar desafios com antecedência. Assim, o gestor de frota pode: 

  •  - Saber quantos e quais veículos ficarão fora de uso para reparos; 

  •  - Prever custos de cada rotina de manutenção por veículo e centro de custo; 

  •  - Identificar a necessidade de reabastecimento dos carros antes de retornarem para o uso dos colaboradores; 

  •  - Disponibilizar e acessar checklists personalizados de forma automática, via smartphone do usuário - o que facilita os cuidados com cada carro da frota. 

Maior rentabilidade 

Para a desmobilização de frota atingir seus objetivos, os dados são essenciais para garantir uma rentabilidade mais efetiva. Afinal, o acesso a todos os dados pode garantir um ROI maior para a venda dos carros da frota. Assim como uma melhor utilização de cada um deles. 

 

Aliás, quando o objetivo é garantir mais rentabilidade e eficiência para sua frota, a melhor alternativa é apostar no carsharing corporativo. 

 

Adotar o compartilhamento faz a desmobilização render mais 

Joycar é uma plataforma digital para gerenciamento de frotas e compartilhamento de veículos corporativos. Com ela, sua empresa pode transformar sua frota convencional em uma operação compartilhada, ajudando no entendimento operacional e levando a uma redução inteligente no número de veículos.  

 

O que pode trazer inúmeras facilidades – como as citadas anteriormente e ainda:  

 

Com a Joycar, sua empresa pode tomar decisões de maneira mais estratégica. Além de conduzir a desmobilização da frota de forma eficiente para:  

  •  - Garantir a qualidade e a produtividade do gerenciamento; 

 

Quer saber mais?

Então clique a seguir e assista ao episódio 10 do Drops Joycar e saiba como iniciar uma operação de carsharing corporativo! 

 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade