Os desafios do gestor de frotas crescem mais e mais a cada dia e é preciso fazer malabarismos em tempos de orçamentos enxutos e a falta de carros novos no mercado. Além disso, os gestores ainda devem encontrar métodos de resolução de problemas para manter os veículos funcionando com o mínimo de tempo de inatividade.  

 

Mas a boa notícia é que alguns recursos e dicas podem tornar estas adversidades mais fáceis de serem superadas. Confira a seguir e saiba mais! 

 

6 principais desafios do gestor de frotas 

 

Mudanças de hábito e de mindset, economia instável e o foco no meio ambiente trouxeram uma série de novas preocupações para a rotina do gestor de frota. 

Por isso, confira a seguir os principais desafios do gestor de frotas e os caminhos para contornar ou solucionar estas questões: 

 

1) Tempo excessivo em tarefas administrativas 

Atividades como gerir a área, pessoas, atender os clientes internos, controlar orçamento, efetuar negociações para aquisição ou aluguel frota, entre outras tarefas, consomem muito tempo da rotina do gestor. 

 

Além disso, os sistemas baseados em papel também fazem parte dos desafios do gestor de frotas.  

 

Quanto tempo uma pessoa perde ao ter que vasculhar papéis para encontrar uma informação específica? Ou, ainda, controlar as reservas, entregar as chaves, elaborar e compilar checklists, controlar manutenção e avarias... 

 

Com isso, falta tempo para se debruçar em questões estratégicas. O que pode contribuir para outros problemas de gerenciamento de frota. Incluindo produtividade reduzida e menos tempo para se concentrar em tarefas geradoras de resultados expressivos. 

 

Como solucionar isso: 

Apostar em uma plataforma de car sharing corporativo é um excelente primeiro passo para implementar uma gestão automatizada.  

Além disso, também evita ou reduz problemas de falta de comunicação e outros erros humanos.  

 

2) Controlar os gastos com combustíveis 

 

Manter os custos de operação sob controle sempre foi um dos desafios do gestor de frotas. Porém, isso tomou uma proporção ainda maior nos últimos tempos. 

 

O combustível, que é um dos maiores detratores na cadeia de custos, é um exemplo disso. Afinal, toda flutuação dos preços desse item torna difícil prever com precisão o custo de operação em um determinado período de tempo. 

 

Como solucionar isso: 

Mais uma vez a plataforma de gerenciamento de frota mostra-se uma solução para a questão. 

 

Pois através dela o gestor pode controlar o nível de combustível em cada carro, monitorar o comportamento do motorista e o tempo de ociosidade.  

 

Assim como a otimizar a rota da sua frota. Com trajetos mais curtos ou otimizados entre os usuários, é possível reduzir os gastos com combustível e o desgaste dos veículos.  

Dessa forma, o gestor passa a contar com um dashboard completo, que proporciona relatórios precisos para identificar áreas de melhoria.

 

3) Manter a manutenção sob controle 

 

A manutenção é uma questão essencial para maximizar a vida útil da frota, bem como para garantir a segurança do condutor. Por isso, é essencial ter controle total dos processos e dos gastos relacionados a isso. 

 

Mas monitorar as despesas de manutenção é apenas um dos desafios do gestor de frotas nesta questão.  

 

Pois ainda é preciso desenvolver e realizar cronogramas de manutenção preventiva e ter visibilidade total para saber exatamente qual o status de manutenção de cada carro. Por exemplo: se tem avaria, qual o tamanho dela? 

 

Como solucionar isso: 

O software de gerenciamento de frotas agiliza esses processos. Com ele, o gestor pode acompanhar o status de cada veículo em tempo real.

Assim como desenvolver relatórios para observar as tendências de custos. 

 

A plataforma também permite configurar alertas de serviços com base nas tendências de uso e recomendações do fabricante. 

 

4) Ter visibilidade total da operação 

 

Quanto maior a frota, maiores são os desafios do gestor. É preciso ter amplo controle da utilização de cada carro, monitorar o uso por parte dos usuários, manter o equilíbrio no orçamento e muito mais. 

 

Sem isso, a empresa pode perder seu investimento nos itens e até ter um possível custo adicional de substituição. 

 

Como solucionar isso: 

Aqui a plataforma de gerenciamento de frota compartilhada também traz vantagens. Pois garante uma visão completa da operação e o gestor pode analisar tendências de uso e ociosidade. 

 

Além disso, o controle automatizado garante que todos os seus veículos sejam utilizados de forma eficiente. Isso permite tomada de decisões estratégicas, como quando adquirir veículos adicionais. 

 

Essas informações ajudam o gestor a revelar potenciais economias de custos em toda a empresa. Dessa forma, garante profundas melhorias no resultado final. 

 

5) Minimizar erros humanos 

 

Há uma forte correlação entre o comportamento do motorista e as necessidades de manutenção da frota.  

 

Um comportamento agressivo de condução, uso inadequado dos carros, desrespeito às leis de trânsito, levando a multas. Tudo isso amplia os desafios do gestor de frotas em busca de um bom trabalho. 

 

Como solucionar isso: 

As plataformas de gestão de frotas criam indicadores estratégicos sobre as tendências de comportamento dos usuários - e muitos outros.  

 

Com todas essas informações em mãos, o gestor consegue atuar de forma educativa, permitindo melhores resultados. 

 

6) Dimensionar corretamente a frota 

Afinal, é preciso ter veículos suficientes para atender às demandas de seus usuários. Por outro lado, veículos ociosos podem comprometer investimentos importantes, impactando nos lucros da empresa. 

Como solucionar isso: 

Contar com o apoio de uma plataforma de gerenciamento de frotas, como a Joycar, permite monitorar dados sobre motoristas e veículos.

 

As informações ajudarão o profissional a encontrar pontos problemáticos e reencontrar o equilíbrio operacional. 

 

Agora que você já conhece os principais desafios do gestor de frotas, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das novidades da área! 

 

Conheça, também, o Drops Joycar, com informações sob medida para você ficar por dentro do mundo do carsharing corporativo

https://www.youtube.com/channel/UCHO3gi7C1b0nPQI4z2Aw8pQ

 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade