falta de carros zero é um problema que tem assombrado o mercado e, nesse cenário, muitos especialistas apostam no carsharing corporativo para solucioná-lo. 

 

Esse desafio teve início nos primeiros meses da pandemia da COVID-19, quando as vendas de automóveis caíram vertiginosamente nos principais mercados do mundo. 

 

Dessa forma, a falta de demanda por carros novos obrigou o fechamento das fábricas de automóveis. Além disso, enviou milhões de trabalhadores para casa e reduziu o pedido de alguns insumos. 

 

Hoje, essa união de fatores contribuiu para uma ampla falta de carros zero para compra. Somado a isso, há ainda o aumento dos combustíveis. 

 

Nem mesmo as locadoras escaparam dessa dificuldade. A falta de carros zero para essas empresas significa encolhimento na receita, proveniente da venda de seus carros usados. Além disso, os custos de manutenção ficam mais altos - tendo em vista a maior idade da frota. 

 

Assim, as empresas precisam ser criativas na busca por soluções para manter sua frota e suas operações no ritmo certo. É aí que o carsharing corporativo entra - saiba mais a seguir. 

 

O papel da pandemia na falta de carros zero e nas mudanças nos hábitos da sociedade 

 

No primeiro semestre de 2020, toda a sociedade foi abalada pela pandemia da COVID-19. 

 

Tudo isso trouxe uma série de mudanças nos hábitos de consumo de toda a população, enquanto organizações precisaram passar por uma mudança de mindset e adaptar suas operações. 

 

Para a indústria automobilística, isso significou uma queda substancial na demanda no período. Porém, a procura por novos veículos subiu a partir do segundo semestre do ano.  

 

O problema é que a perspectiva de vendas, altamente ambígua na época, fez com que as montadoras não aumentassem o volume de suas linhas de produção. Ao mesmo tempo, o trabalho remoto e a necessidade latente por mais conectividade criaram uma ampla demanda sobre semicondutores. 

 

Dessa forma, quando a demanda do setor automobilístico se recuperou – mais rápido do que o previsto, a indústria de semicondutores já havia reconduzido sua produção para atender outras aplicações. 

 

A questão é que estes itens possuem diversas aplicações no setor:  

  •  - Sensores de pressão de combustível,  

  •  - Velocímetros digitais,  

  •  - Computadores de bordo, entre outros.  

  •  

Essa situação gerou um desequilíbrio, presente até hoje. Com a falta de carros zero no mercado, cresceu a busca por carros usados - e no preço também 

 

Para complicar ainda mais, houve aumento significativo dos combustíveis e outros encargos, o que tem dificultado o desempenho operacional de muitas empresas. Por isso, cada vez mais, players dos mais diversos setores estão apostando no carsharing corporativo para driblar estes desafios. Entenda melhor no próximo tópico. 

 

Como o carsharing corporativo pode equalizar esse cenário 

 

Mais do que contornar a falta de carros zero, o compartilhamento de veículos organizacionais traz múltiplas vantagens ao seu negócio. Afinal, o recurso não só amplia a mobilidade de sua empresa. Mas também oferece benefícios ambientais e um meio eficaz de reduzir seus custos operacionais. 

 

Isso porque o compartilhamento de veículos corporativos permite um melhor aproveitamento dos carros da companhia, partindo de um dimensionamento correto da frota.

 

Em outras palavras, as dificuldades provenientes do aumento de preços, somados à escassez de novos carros, podem ser contornadas.  

 

Um exemplo: como o compartilhamento de carros permite a utilização inteligente de veículos, há uma significativa redução de gastos. 

 

Tanto no custo inicial da compra de um novo veículo como no volume de investimento que vêm junto com ele, na documentação, estacionamento e combustível. 

 

Outra despesa alta a se considerar é a manutenção. Pois mesmo que os veículos não estejam rodando diariamente, eles ainda demandam dinheiro nessa questão - e em outras, como seguro, taxas, etc. Valores que, certamente, podem ser investidos em outras áreas. Por isso, o carsharing corporativo tem se mostrado uma solução eficaz altamente eficaz para empresas dos mais variados setores.  

 

Não só para a falta de carros zero, mas também para o controle de orçamentos nos tempos atuais. Pois essa é uma boa oportunidade de utilizar melhor sua frota e de reduzir os custos associados a um dimensionamento incorreto. Assim, o compartilhamento ajuda a aumentar a economia e seu resultado final. 

 

Benefícios extras de combater a falta de carros zero com o carsharing corporativo 

 

O compartilhamento também permite que os gestores de frotas possam reduzir o consumo de combustível e a pegada geral de carbono. Pois embora a redução da sua pegada de carbono seja um grande benefício para o meio ambiente, também é benéfico para sua empresa. 

 

Além disso, esta iniciativa pode ajudar sua empresa a ampliar a produtividade da equipe e também sua motivação. Afinal, isso pode estender os benefícios da utilização da frota para membros da equipe que antes não eram contemplados com carros da empresa. 

 

Outra vantagem é que os dashboard empregados em operações de carsharing corporativos garantem uma ampla visão da operação. Assim reduz-se a ociosidade da frota, garante um controle maior da manutenção e a otimização dos processos de utilização. 

 

Como implementar o carsharing corporativo em sua empresa 

 

Como você pode ver, o compartilhamento garante uma série de benefícios para os seus negócios. Incluindo a possibilidade de não ser mais refém da falta de carros zero. 

 

Por isso, é importante garantir uma implementação eficiente em sua empresa. E a Joycar oferece as ferramentas para isso – leia nosso checklist com os 5 passos para reduzir custos com o compartilhamento de carros corporativos 

 

Além de auxiliar em todas etapas do processo de implantação, incluindo a criação de políticas internas, o sistema Joycar ainda oferece: 

  •  - Relatórios completos e dashboards descomplicados que oferecem visibilidade total ao gestor; 

  •  - Operação digitalizada e simplificada para os usuários; 

  •  - Notificações de disponibilidade e alertas automáticos; 

  •  - Entrada sem chave no veículo – apenas com o uso de crachá – e muito mais. 

 

Dessa forma, sua empresa também reduz o risco de falha humana no processo. Com a Joycar você inova e obtém um gerenciamento completo e automatizado na ponta dos dedos – e na tela de seu smartphone. Por tudo isso, o carsharing corporativo tem se mostrado uma ferramenta altamente estratégica para os negócios em todo o mundo. 

 

Além de ser uma maneira econômica e sustentável de reduzir custos, o compartilhamento da frota representa uma excelente saída à falta de carros zero! 

 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade