Os indicadores para gestão de frotas são essenciais para rastrear e medir o desempenho da frota de veículos.

Sem informações não é possível identificar resultados ou buscar meios de atingir maior eficiência.

Portanto, adotar os indicadores de desempenho (também chamados de KPIs) adequados permitirá que o gestor compare os resultados da operação atual com o que estava sendo feito no passado. E, assim, possa projetar a performance desejada para o futuro.

 

Veja como usar os indicadores de desempenho para orientar a tomada de decisões e se concentrar no que é mais importante no gerenciamento dos veículos em sua empresa.

 

Indicadores para gestão de frotas – o que são, afinal?

Os KPIs para gerenciamento de frotas são referências adotadas para determinar a eficiência das operações que envolvem o pool de veículos da empresa.

Com esses índices estabelecidos o gestor pode detectar problemas e tomar providências para saná-los, ganhando maior produtividade e economia em suas operações.

 

Ao adotar indicadores para gestão de frotas é possível identificar pontos variados a serem aperfeiçoados. Como por exemplo: · Tempo de inatividade dos veículos organizacionais;

· Custos com manutenção e combustível;

· A avaliação dos usuários em relação à reserva de carros; · Aplicação de checklists adotados pelo setor;

· Estações com melhor ou menor performance;

· Centros de custos que mais utilizam a frota;

· Tempo gasto para atendimento a um usuário.

 

A seguir vamos tratar de dois dos principais KPIs para o gerenciamento de frotas. Acompanhe!

 

TCO e ROI: indicadores essenciais para o gestor

 

Quem trabalha com gerenciamento de veículos já ouviu falar de TCO –Total Cost of Ownership e, também, do ROI – Return over Investiment.

Em bom português, o Custo Total da Propriedade e o Retorno sobre Investimento são dois dos mais importantes KPIs para medir eficiência operacional e promover melhorias na gestão.

Vamos saber mais sobre cada um deles.

 

TCO - Custo Total da Propriedade

 

Métrica agregada que combina o custo inicial de um veículo com outros valores. Por exemplo, consumo de combustível, depreciação, manutenção e demais valores relacionados à propriedade desse carro ao longo do tempo.

Entram nessa conta, também, gastos com impostos, seguros, espaço para armazenamento, etc.

Ou seja, para chegar a esse valor, é preciso contabilizar todos esses custos, incluindo gastos ocultos. Por exemplo: dimensionamento errado da frota, imprudência do condutor, manutenção desnecessária, entre outros.

E, na sequência comparar o valor do TCO com o orçamento - que deve ser previsível e adequado à realidade da empresa - de cada carro. O resultado dessa conta mostrará se existe margem para redução de custo e se existem alternativas para melhoras o índice.

Em caso negativo, cabe buscar alternativas para melhorar esse índice, como compartilhar o veículo com mais usuários, por exemplo.

Usando indicadores para gestão de frotas, como o TCO, também é possível redimensionar a frota.

Em outras palavras, a análise desses dados confiáveis, possibilitará ao gestor uma decisão acertada e que resulte em maior eficiência à empresa.

 

Vale lembrar que o TCO não considera as vantagens proporcionadas pelo veículo, por isso é também importante considerar o ROI!

 

ROI – Retorno sobre o Investimento

 

O ROI é um KPI usado para calcular quanto retorno um investimento gerou à empresa em um determinado período, definindo se houve lucro ou prejuízo com a aquisição. Para isso, é primordial ter clareza das variáveis que fazem a composição do custo.

Esse que é um dos mais importantes indicadores para gestão de frotas, considera o retorno de vendas, melhora na capacidade operacional, a segurança oferecida aos usuários, menores gastos com combustível ou manutenção e outras vantagens proporcionadas pelo investimento.

 

Vamos ver um exemplo prático, considerando a fórmula de ROI como sendo:

 

ROI = lucro – valor do investimento / valor do investimento

Uma empresa que adotando uma solução moderna que automatiza o gerenciamento da frota de veículos, ganha vantagens como: redução de gastos com combustível e de ociosidade; menor custo com manutenção, redução no tempo de atendimento ao usuário, entre outros.

Nesses casos, o primeiro passo é somar todos os valores, sejam de economia ou de rendimentos. Na sequência, subtrai o valor total pelo valor que foi gasto para implementar as melhorias. Por fim, dividir esse número pelo valor gasto.

Ou seja, se você gastou R$ 1.200 para implementar a melhorias e o resultado foi uma economia de R$ 1.800, o cálculo do ROI deve ser:

ROI = (1.800 – 1.200) / 1.200 = 0,5 ou 50% Neste exemplo, o ROI foi de 50%, o que pode ser considerado bastante satisfatório, ainda que cada equipe estabeleça critérios específicos.

 

Outros indicadores importantes em frotas

 

Além dos KPIs apontados anteriormente, existem outros indicadores para gestão de frotas que precisam ser considerados. Entre eles destacamos:

· Média de consumo de combustível: válida para os veículos e para condutores, uma vez que a forma de dirigir influencia na eficiência;

· Custo médio de manutenção: acompanhar de perto esses dados, permite identificar problemas recorrentes e reduzir custos - principalmente os invisíveis. O ideal é levantar o custo total, custo por veículo, quantidade de manutenção preventiva e de manutenção corretiva realizadas

· Disponibilidade da frota: quanto mais alto o percentual, melhor o aproveitamento. Índices baixos, porém, significam que há algo a ser melhorado;

· Multas recebidas: importante porque pode afetar a reputação da empresa e pode indicar condução inadequada;

· Ocorrência de sinistros: número de acidentes, regiões de ocorrência e características são importantes indicadores para gestão de frotas, uma vez que ajudarão a evitar novas ocorrências.

· Desempenho dos motoristas: necessário para promover treinamentos que melhorem performance e segurança.

 

É interessante apontar que há uma tendência internacional em medir, também, o Custo Total de Mobilidade (TCM ou Total Cost of Mobility), promovendo um olhar mais amplo em relação à agenda sustentável da organização.

 

Indicadores para gestão de frotas e automatização

 

Após conhecer e definir os indicadores para gestão que serão utilizados em sua operação de frotas, chegou o momento de coletar os dados para o estudo.

Nesse sentido, para aplicar KPIs e melhorar o desempenho do setor, é essencial que seu processo seja automatizado.

Só assim, o gestor terá a necessária visibilidade para medir os índices, bem como informações atualizadas em tempo real. Sem contar que garantirá o histórico operacional sobre o desempenho da frota.

 

Sem esses dados, que uma operação 100% digital oferece com agilidade, é muito difícil lançar luz sobre as lacunas da operação. Joycar é uma plataforma para automação da gestão de frotas e implantação de car sharing corporativo que permite inúmeras facilidades. Como, por exemplo:

 

· Gerenciamento de reservas, permitindo analisar hábitos de condução de cada motorista;

· Checklists onlines e customizados para verificar o status de cada veículo antes e depois do uso por cada colaborador;

· Gestão de multas, acompanhamento de quilometragem e de consumo de combustível – por veículo e por condutor;

· Gerenciamento de manutenção, permitindo agir de modo preventivo – mais rápido e econômico;

· Acompanhamento de uso de cada carro, identificando ociosidade;

· Otimização do uso da frota, gerando maior eficiência e reduzindo custos.

 

Além disso, Joycar oferece dashboards que facilitam a visualização dos dados, facilitando análises e tomadas de decisões.

 

Gostou de saber como os indicadores para gestão de frotas são essenciais para um gerenciamento que eleva os resultados do setor?

 

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