O carsharing corporativo nas cidades inteligentes ocupa lugar de destaque. Exatamente por estar alinhado com essa tendência caracterizada por inovação tecnológica e sustentabilidade. 

 

Mais do que um fenômeno global, a smart city chegou para conter e reduzir as alarmantes repercussões ambientais e socioeconômicas que a urbanização tem trazido para o nosso planeta. 

 

E o carsharing corporativo promete desempenhar um papel-chave nesse processo. Entenda melhor a seguir. 

 

O que são as cidades inteligentes? 

 

Uma cidade inteligente é uma estrutura, predominantemente composta por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

 

Seu principal objetivo é otimizar as funções da cidade, promovendo o desenvolvimento econômico em consonância com a qualidade de vida dos cidadãos. 

 

A inteligência de uma smart city pode ser estabelecida tendo como base serviços disruptivos, como: 

  • - A existência de uma infraestrutura baseada em tecnologia; 

  • - Iniciativas ambientais concretas adotadas pelo local; 

  • - Um plano de crescimento que contemple a inovação usada a favor dos cidadãos e da própria cidade; 

  • - A possibilidade das pessoas viverem e trabalharem no local, usando seus recursos para manterem o seu bem-estar; 

  • - Oferecer um transporte público altamente eficiente e funcional. 

 

Contudo, vale lembrar que o sucesso da cidade inteligente reside na união de esforços do poder público e setor privado.  

 

Como exemplo, podemos citar a criação de modelos de locomoção que permitam diminuir a quantidade de carros nas ruas, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade urbana. 

 

Nesse sentido, destacamos a importância do carsharing corporativo nas cidades inteligentes. Combinando dispositivos e dados com a infraestrutura física e serviços (públicos e privados), a smart city consegue melhorar sua eficiência e oferecer maior conforto aos seus moradores.  

 

Principais vantagens de uma cidade inteligente 

Smart Cities que aproveitam a tecnologia para evoluir suas operações colhem uma série de benefícios. Destacamos os principais a seguir: 

  1.  
  2. - Decisões baseadas em dados: dispositivos conectados permitem insights significativos e acionáveis. Eles podem ser usados para informar problemas com a iluminação de uma via, por exemplo; 

  1.  
  2. - Comunidades mais seguras: tecnologias que proporcionam iluminação adequada, reconhecimento de placas/facial e a integração/conectividade entre serviços variados ajudam a ampliar a proteção da comunidade; 

  1.  
  2. - Redução na pegada ambiental: edifícios com maior eficiência energética, sensores de passagem para iluminar as vias públicas e fontes de energia renováveis estão fornecendo às cidades novas ferramentas para reduzir seu impacto ecológico. Além disso, iniciativas como o compartilhamento de veículos corporativos, por exemplo, colaboram para uma redução no volume de emissões de poluentes. Além da otimização do uso de combustíveis fósseis. 

  1.  
  2. - Desenvolvimento econômico: as cidades inteligentes atraem mais moradores e empresas, abrindo caminho para novos mercados e nichos de trabalho - como soluções de carsharing para apoiar as cidades inteligentes. 

  1.  
  2. - Serviços públicos mais eficientes: tecnologias ajudam, por exemplo, a reduzir o desperdício de água e eletricidade ou amenizar problemas de transporte. Caso de aplicativos que informam o horário da chegada do ônibus em um determinado ponto; 

  1.  
  2. - Melhoria na infraestrutura: estradas, pontes e edifícios passam por análises preditivas que permitem identificar e corrigir falhas antes de se tornarem graves problemas, salvando vidas e reduzindo custos com manutenção. 

 

Pelo mundo, muitas cidades já se destacam nesses quesitos. Entre elas, podemos destacar Singapura, Seul e Londres. 

 

No Brasil, ainda que estejamos bem distantes do patamar dessas metrópoles, algumas cidades já se destacam. Pelo menos, em alguns quesitos apontados anteriormente. É o caso de São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). 

 

O papel do carsharing corporativo nas cidades inteligentes 

 

Sem dúvida, a mobilidade nos grandes centros será um pilar importante nas cidades do futuro.  

 

O que é natural já que até 2050, 70% da população mundial estará vivendo nos grandes centros urbanos – estimativa da ONU. 

Nesse contexto, o compartilhamento de veículos surge como uma solução eficiente. Não apenas para facilitar a locomoção das pessoas mas, também por oferecer respostas para alguns problemas comuns às metrópoles. Por exemplo: 

  •  
  • - Diminuir o número de carros nas ruas – estudos indicam que o carsharing pode reduzir a frota em até 30%; 

  •  
  • - Reduzir a necessidade de vagas para estacionamento, o que em alguns pontos da cidade é difícil de se conseguir. E quando há vagas, elas são muito caras; 

  •  
  • - Colaborar para minimizar a emissão de poluentes que causam tantos malefícios ao meio ambiente. 

 

E se o carsharing corporativo nas cidades inteligentes oferece melhorias para os espaços urbanos, as empresas também se beneficiam de um sistema de compartilhamento e gestão de frotas. Acompanhe a seguir! 

 

Carsharing corporativo: as empresas colaborando na construção de cidades mais inteligentes 

Como vimos, uma smart city também depende de iniciativas das organizações privadas. Por isso, o compartilhamento de frotas vem promovendo uma mudança de mindset e conquistando espaço nas empresas. 

 

O que é uma excelente notícia. Estudo realizado pelo Transportation Sustainability Research Center, na Califórnia, revelou dados muito interessantes. 

 

Em um ano, o carsharing nos EUA eliminou aproximadamente 28.000 carros das ruas, reduzindo cerca de 146 milhões de milhas (quase 235 milhões de Km). Além do mais, também reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 10%.  

 

Contudo, esses números positivos continuam crescendo, na mesma proporção em que o carsharing corporativo nas cidades inteligentes também evolui. 

 

E essa evolução se deve, principalmente, a empresas como a Joycar, líder no carsharing empresarial no Brasil.  

Sua solução inovadora, que automatiza a gestão de frota e transforma uma operação comum em um sistema compartilhado, já está presente em grandes organizações do país. Entre elas, Petrobrás, Raízen e MRV. 

 

Além de colaborarem com a cidade, as organizações que adotam o sistema Joycar ganham uma série de benefícios. Maior eficiência e redução de custo, total visibilidade e controle operacional, operação mais sustentável: mobilidade com menor impacto para o planeta. 
 

Além disso, o time de especialistas da Joycar acompanha todas as etapas da adoção do carsharing corporativo: instalação do sistema, onboarding, go live e acompanhamento da operação. 

 

Assim os benefícios desse processo são percebidos por todos os envolvidos nessa transformação digital na área de mobilidade. 

 

Gostou deste artigo sobre carsharing corporativo nas cidades inteligentes? Achamos que você também pode gostar de outras publicações de nosso blog. E do episódio 16 de nosso Drops Joycar que fala sobre transformar qualquer carro em um veículo compartilhado.

 

Confira: 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade