A inovação na gestão de frotas é assunto inadiável que passa, certamente, pela implementação do car sharing corporativo e pela automatização operacional. 

 

Afinal, a modernização sempre é um bom caminho para ajudar qualquer negócio a ser mais competitivo. Mas promover essa cultura pode ficar mais fácil quando você incorpora soluções com esse perfil no cotidiano de seus colaboradores.  

 

Pois é aqui que entra o car sharing corporativo. Seus colaboradores têm reuniões, visitas a clientes, fornecedores e outras atividades que precisam ser feitas de carro. Contudo, o ativo não precisa ficar com o colaborar o tempo todo, já que o carro da frota passa muito mais tempo parado do que nas ruas. 

 

Assim, aplicar essa inovação na gestão de frotas em sua empresa pode ser uma semente para o ambiente inovador que você espera criar.  

Além disso, pode trazer ainda uma série de benefícios. Saiba mais a seguir. 

 

O compartilhamento de veículos da frota conquistando as organizações  

 

O car sharing corporativo é uma alternativa poderosa para a gestão da frota de sua empresa, garantindo que os colaboradores tenham um veículo disponível para cumprir suas tarefas – sempre que precisar. 

 

Só que, em contraste com uma frota convencional, nesse tipo de operação, os veículos agora são disponibilizados para vários colaboradores. 

 

A tendência vem conquistando empresas dos mais diversos setores e portes no Brasil e no mundo. E, para auxiliar neste processo, plataformas como a Joycar aliam praticidade à inovação na gestão de frotas, proporcionando vantagens significativas para todos os envolvidos no processo.  

 

Benefícios do compartilhamento da frota para os colaboradores 

 

Com essa inovação na gestão de frotas, o colaborador passa a contar com uma experiência totalmente digital.  

 

Assim o time ganha mais praticidade e comodidade na reserva e uso do veículo da empresa. Para registrar seu pedido de uso do carro, basta usar o sistema Joycar por meio de seu próprio smartphone. De qualquer local e horário. 

 

Além disso, a plataforma oferece a funcionalidade de carona, o que permite maior mobilidade, conforto e praticidade como benefícios.

Uma forma de reduzir o estresse do trajeto diário, além de incrementar a motivação e a integração entre os colaboradores. 

 

Benefícios do car sharing corporativo para as organizações 

 

Essa inovação na gestão de frotas pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. Uma das principais é a ampliação da eficiência econômica deste ativo, uma consequência de vantagens como: 

  •  - Redução de custos,  

  •  - Dimensionamento da frota de acordo com a real demanda da empresa, 

  •  - Eliminação dos níveis de ociosidade dos veículos. 

 

Além disso, essa adequação traz eficiência ao processo de gestão. Pois este ajuste da frota ainda gera economia nos custos com: 

  •  - Combustível,  

  •  - Documentação,  

  •  - Seguro,  

  •  - Manutenção e outros valores ligados à posse desses ativos. 

 

Com a Joycar, os controles manuais dão espaço para uma solução inovadora e digital, que traz visibilidade total da frota em tempo real 

 

Assim, a jornada do gestor de frotas torna-se mais prática e eficaz. Com isso, ganha tempo para dedicar-se às tarefas mais estratégicas.  

Entenda melhor a importância da inovação na gestão de frotas para o gestor neste próximo tópico. 

 

O papel da inovação em uma gestão de frotas mais eficaz 

 

Os métodos convencionais aplicados na gestão de frotas corporativas fazem com que o gestor da área use seu tempo de forma pouco estratégica. Afinal, eles demandam necessidades operacionais muito complexas.  

 

Isso gera baixa eficiência, além de causar transtornos e desconfortos significativos para colaboradores e gestores.  

 

Entretanto, a inovação na gestão de frotas soluciona esse cenário, uma vez que a implementação de uma plataforma como a Joycar ajuda o gestor a incrementar a qualidade e eficiência da frota.  

 

Além disso, permite ampliar a satisfação dos usuários e reduzir os custos da gestão da frota.  

 

Afinal, um dos pontos-chave para esse novo índice de satisfação entre gestores e colaboradores é o processo simplificado.  

 

E com a Joycar fica muito mais fácil e prático utilizar os carros da frota, sem planilhas atualizadas manualmente e processos lentos para pegar/entregar as chaves.  

 

Agora o carro pode ser acessado com o uso do crachá ou smartphone do próprio usuário. As chaves ficam disponíveis no próprio veículo. E o usuário encontra via plataforma o carro que melhor se adequa ao uso pretendido - entre os carros que estiverem disponíveis. 

 

Dessa forma, o gestor de frotas passa a ter uma visão mais global da frota, o que evita imprevistos na rotina.  

Por meio da plataforma ele consegue analisar o uso dos carros, disponibilidade da frota, checar o status das condições técnicas e documentação de cada veículo, o comportamento dos usuários e muito mais. 

 

O gestor também consegue garantir melhores cuidados com a frota, obtendo maior envolvimento dos colaboradores neste processo.  

Isso porque a plataforma estimula o uso responsável dos veículos por parte dos usuários, já que agora a responsabilização individual e a atribuição de danos são realmente efetivas.  

 

 

Tudo isso pode proporcionar também uma economia significativa nos custos com combustível, manutenção e questões jurídicas. 

 

 

Como a inovação na gestão de frotas ajuda sua empresa a ser mais competitiva 

A mobilidade é um fator de custo significativo para as organizações. Pois os veículos geralmente demandam um alto investimento para compra, manutenção técnica e jurídica.  

 

Então carros subutilizados são um grande drive de custo para sua empresa. Por outro lado, outros serviços de mobilidade (táxis e aluguel de carros) geram custos adicionais.  

 

Dessa forma, a redução de custos obtida com o car sharing corporativo permite que sua empresa otimize seu orçamento.  

 

Assim, o budget é melhor distribuído, provendo novos investimentos na área.  

 

O car sharing corporativo é um conceito inovador e ecologicamente correto. Por isso, essa prática na gestão de frotas pode trazer benefícios também para o goodwill de sua marca. 

 

Atualmente, muitas empresas cientes de suas responsabilidades sociais e ambientais querem garantir que seu impacto na sociedade seja positivo. Um caminho para isso é garantir que a emissão de poluentes seja sempre a menor possível.  

 

Ou seja, o compartilhamento de carros corporativos é mais do que uma ótima maneira de reduzir a pegada de carbono de sua empresa.  

Também difunde o pensamento sustentável entre colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e toda a comunidade no entorno. 

 

Car sharing corporativo garante benefícios e inovação na Gestão de Frotas  

 

Implementar um projeto de compartilhamento de carros corporativos pode ser altamente vantajoso para sua empresa.  

Falamos sobre isso anteriormente. Porém, neste tópico vamos mostrar porque vale a pena transformar seu modelo de frota convencional em uma operação compartilhada. 

 

Redução de custos e otimização da frota 

 

Uma das grandes vantagens do car sharing corporativo é a economia. Através do estudo de viabilidade, feito com apoio da Joycar, sua empresa consegue analisar as necessidades reais de mobilidade.  Assim como o número de colaboradores que precisam de carro para o trabalho.  

 

Além disso, esta análise também avalia o status atual da frota, uso, índice de ociosidade, entre outros. 

Com base nestes dados, é possível fazer o dimensionamento adequado às suas demandas. Isso gera uma redução de custos com a compra de veículos, consumo de combustível, manutenção, taxas, documentação, seguro, entre outros itens. 

 

Foco na agenda de sustentabilidade 

 

O uso de carros compartilhados tira um número considerável de veículos das ruas – cerca de 10 a 13 veículos por cada carro dedicado ao car sharing corporativo. 

 

Isso contribui para a redução de tráfego e de congestionamentos. O que traz inúmeros impactos positivos para o meio ambiente: 

  •  - Redução das emissões de CO², 

  •  - Diminuição dos índices de poluição nos grandes centros,  

  •  - Melhor uso de combustíveis fósseis, entre outros. 

 

O uso da plataforma de gestão permite visualizar exatamente quantos carros deixam de circular graças ao car sharing corporativo. 

 

Além disso, essa inovação na gestão de frotas pode criar incentivos para que os usuários usem veículos menores ou mais ecológicos. 

 

Mais praticidade e eficiência para os usuários 

 

Com a Joycar, sua empresa passa a oferecer uma experiência 100% digital para o usuário. Isso contribui significativamente para a adesão do car sharing corporativo entre os colaboradores. 

 

A facilidade de acesso ao veículo é uma das grandes vantagens da plataforma. Com o sistema Joycar, o usuário faz a reserva, a qualquer momento e de qualquer local 

 

Para acessar o carro da frota, basta usar seu crachá ou smartphone. Ao devolver, basta preencher o checklist via celular, deixar as chaves no porta-luvas e trancar o carro. 

 

A partir daí o gestor de frotas tem acesso a questões como: 

  • - Controle de reservas e devoluções de veículos; 

  • - Entrega e controle das chaves dos carros, sem necessidade de processos manuais; 

  •  - Operação digital, sem checklist em papel; 

  • - Controle dos carros por estação; 

  • - Controle de avarias e da programação de manutenção dos veículos; 

  • - Rateio dos custos da utilização da frota por cada centro de custo; 

  • - Controle de Multas, CNH e muito mais. 

 

Além disso, a visibilidade proporcionada pela plataforma incentiva o uso do sistema de caronas. Então, um carro já reservado pode deixar outro colaborador em seu compromisso – basta que as rotas e agendas de todos combinem.  

 

Com essa inovação na gestão de frotas todos ganham, em praticidade e economia. 

 

Fim da ociosidade de veículos na frota 

Cada carro ocioso é um prejuízo para a empresa, afinal, está sob desgaste e desvalorização.  

Tudo isso pode ser revertido, tornando a operação mais economicamente eficiente com o car sharing corporativo que soluciona o problema da ociosidade da frota de forma prática e eficaz. 

 

Mais eficiência para a gestão de frotas 

 

A plataforma Joycar põe fim às planilhas e quadros de chaves. Pois a ferramenta é de fácil utilização e com dashboards. O que facilita a rotina do gestor, que passa a ter visibilidade total da operação em um único sistema (24X7), atualizado em tempo real. 

 

Além disso, os processos automatizados contribuem para um gerenciamento de frota mais eficaz e ágil, já que as etapas, da reserva aos cuidados pós-uso, são administradas digitalmente.  

 

Dessa forma, sua empresa elimina as falhas comuns em processos manuais. 

 

Joycar: a plataforma número 1 de car sharing corporativo no Brasil  

A Joycar é referência em car sharing corporativo no território nacional porque a tecnologia desenvolvida por nossos especialistas torna todos os veículos da frota organizacional acessíveis aos usuários.  

 

Trata-se de um novo mindset, onde conforto e praticidade são apenas duas vantagens da inovação na gestão de frotas. E que pode significar o começo de uma cultura de inovação e novas ideias. 

 

Os especialistas da Joycar garantem todo o suporte para isso. Desde o estudo de viabilidade, o acompanhamento de todo o processo de implantação até o apoio para a criação de campanhas internas de adesão.  

 

Campanhas que ajudam os colaboradores a entenderem os benefícios dessa inovação na gestão de frotas. Dessa forma, o gestor de frotas, assim como a empresa de um modo geral, é 100% amparada em todas as etapas deste processo. 

Inclusive, muitas empresas já estão se beneficiando do car sharing corporativo possível com o sistema Joycar. Acompanhe duas histórias reais de sucesso: 

 

Redução de 97% no tempo de atendimento dos usuários da CPFL 

 

A CPFL sofria com processos manuais, que tornavam o atendimento aos chamados mais lento e pouco eficaz.  

Com a implementação da Joycar, o processo tornou-se completamente automatizado. A inovação na gestão de frotas aumentou a produtividade da equipe e criou experiências mais positivas para os clientes da CPFL. 

  

Redução de 43% de custos operacionais 

 

Os colaboradores da Kroton usavam fretados para se deslocar entre Valinhos e São Paulo. Além disso, a empresa até contava com alguns carros compartilhados. Mas a gestão era feita manualmente, tornando o processo pouco prático e acessível para a grande maioria da força de trabalho da empresa. 

 

Até que a Joycar trouxe o recurso do car sharing, que revolucionou a mobilidade das equipes, proporcionando mais praticidade, motivação e flexibilidade para os deslocamentos dos colaboradores. E também uma importante economia de 43% dos custos com transporte para a Kroton! 

  

Inovação na gestão de frotas: bom para você, para os colaboradores e para os negócios  

O car sharing corporativo é um recurso que se aplica perfeitamente para otimizar custos de empresas cuja frota própria raramente é totalmente explorada.  

 

Sendo assim, o compartilhamento de veículos corporativos oferece uma solução eficaz, que combina economia com mobilidade flexível e sustentável para sua organização. 

 

As vantagens do car sharing corporativo são bastante palpáveis, como você pode observar neste artigo, já que o modelo de compartilhamento de frota é uma alternativa econômica e ambientalmente amigável.  

Além disso, ajuda a melhorar a transparência dos custos e reduz os gastos com frotas e o trabalho administrativo.  

 

Outros grandes benefícios incluem uma utilização mais efetiva de sua frota e economia de custos subsequente. Assim como uma imagem positiva geral para sua empresa entre clientes, parceiros e funcionários. 

 

Análise de viabilidade é essencial para o sucesso do projeto 

 

No entanto, antes de decidir por esta inovação na gestão de frotas, o primeiro passo é determinar até que ponto sua frota é utilizada.  

 

Em que períodos a maioria dos carros da empresa ficam ociosos no local? Por outro lado, há momentos de pico, em que muitos veículos estão na rua? O número atual de carros da empresa pode ser minimizado através do car sharing? 

 

Ter essas perguntas respondidas ajuda a ter uma visão precisa da eficiência geral da sua frota. A partir daí os especialistas da Joycar farão uma análise preliminar em profundidade.  

 

Assim, é possível ter certeza que o esquema de compartilhamento de carros corporativos será estabelecido com eficácia e custo-benefício garantidos.  

 

Depois, o software de compartilhamento de carros corporativos permite que o gestor se mantenha atento à utilização da frota de veículos. Tudo enquanto os custos a longo prazo são minimizados. 

 

Para organizar a frota de sua empresa da melhor maneira possível, você precisa de uma plataforma administrativa claramente estruturada, que ajude a aumentar a eficiência e o planejamento.  

 

Com a Joycar, bastam alguns cliques para que os gestores de frota possam, entre outras informações: 

  • - Obter uma visão geral da disponibilidade e utilização da capacidade do veículo,  

  • - Atribuir direitos de condução para veículos específicos,  

  • - Verificar a quilometragem de locação, 

  • - Visualizar o calendário de reservas.  

 

Além disso, a plataforma Joycar ainda reduz o trabalho organizacional, garante uma divisão sensata das tarefas entre o gestor de frota (organização geral da frota e a alocação de autorizações) e o usuário (reserva independente).  

 

Assim, você flexibiliza a mobilidade da empresa, garantindo que os veículos estejam disponíveis para os colaboradores sempre que precisarem. 

  

 

 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade