A segurança da frota é um assunto muito importante e, exatamente por isso, é uma das grandes responsabilidades do gestor da área. 

 

Afinal, envolve a integridade física do motorista e de outras pessoas, exigindo ações preventivas para que todo veículo corporativo esteja sempre apto para o uso. Sem oferecer riscos ao condutor e demais pessoas.  

 

Além do mais, também prevê providências para evitar prejuízos decorrentes de roubo ou furto dos ativos, bem como de avarias. 

 

Contudo, atualmente, muitos aspectos ligados à segurança da frota, podem ser administrados de forma mais prática com a automação da gestão dos veículos. Por isso, siga na leitura e saiba mais. 

 

A importância da segurança de veículos corporativos - safety e security 

A segurança é um dos pilares da gestão de frotas. Isso acontece porque a frota organizacional está sujeita a problemas que podem gerar consequências negativas. Tanto no aspecto humano, como no social e financeiro. 

 

Nesse sentido, existem dois aspectos a considerar quando pensamos em segurança da frota: 

  1.  
  2. Safety: destinado a proteger vidas no trânsito; 

  1. Security: voltado a preservar o patrimônio material. 

 

Assim sendo, as ações para prevenir acidentes e proteger condutores, bem como as pessoas que compõem o trânsito no geral são essenciais.  Afinal, elas são responsáveis por preservar a integridade física e psicológica de colaboradores e dos indivíduos que não participam da empresa. 

 

Mas sozinhas, elas tornam a proteção da frota incompleta. É aqui que entra o outro elemento que completa as funções protetivas: o security. 

 

Suas ações destinam-se a prevenir problemas que possam ameaçar os ativos. Como exemplo podemos citar: roubos ou uso indevido dos veículos, diminuindo sua vida útil, ambos os casos gerando prejuízos à empresa. 

 

Dicas para evitar os principais riscos à segurança da frota 

Aqui estão as melhores práticas que você pode empregar para garantir que veículos e motoristas possam estar seguros o tempo todo. 

 

1) Mantenha a segurança da frota em mente ao adquirir novos veículos 

 

Focar na segurança durante o processo de aquisição para os novos veículos da frota é um cuidado essencial. Pense no tipo de condução que seus colaboradores serão rotineiramente obrigados a fazer. Por exemplo, se seus motoristas frequentemente trafegam por estradas, que nem sempre estão bem conservadas, o ideal é escolher veículos que sejam robustos e adequados para quem dirige por longos períodos.  

 

É bom destacar que os veículos modernos são fruto de aperfeiçoamento. Essas melhorias são contínuas e acompanham o desenvolvimento tecnológico. Assim, mesmo em carros mais básicos, podemos citar melhorias como: farol com ajuste automático de intensidade, luzes diurnas em LED, lanterna de neblina, etc.   

 

Graças a esses e outros recursos, a União Europeia estima que, até 2030, 7.300 serão salvas e quase 39 mil ferimentos graves serão evitados. E até 2038, serão 25 mil mortes e 140 mil ferimentos graves a menos nas estradas da UE.  

 

Os números impressionam, mas a inovação sozinha não faz milagres: é preciso conscientização do motorista. E uma gestão automatizada que dá visibilidade total e oferece dados ao gestor, tem muito a colaborar nesse sentido. 

 

Afinal, esses recursos desenvolvidos para ampliar a segurança do motorista podem não ser suficientes se o condutor não prestar atenção no trânsito por estar falando ou digitando uma mensagem no celular – enquanto dirige! 

 

2) Adote uma política eficaz de manutenção preventiva 

 

Ter um programa de manutenção adequada ajuda a garantir níveis mais altos de segurança da frota, da força de trabalho e do público. 

 

Afinal, uma política eficaz de manutenção e inspeção da frota é uma forma simples e econômica de reduzir falhas de manutenção que podem resultar em acidentes. Além disso, também ajuda a aumentar a vida útil do veículo e garantir o controle orçamentário do setor. 

 

Para ser bem-sucedida, a política deve consistir em verificações documentadas periodicamente por motoristas e gestores de frota.  

 

Assim como as inspeções realizadas por mecânicos, seguindo um cronograma específico para cada veículo definido.  

 

Em outras palavras, a manutenção envolve os dois pilares da segurança da frota: safety e security. 

 

Sendo tão importante, é essencial contar com uma plataforma de gestão de frotas corporativas como a Joycar. Assim, sua empresa pode acessar informações sobre a situação de cada veículo, executando e documentando todas as atividades de manutenção do veículo. 

 

E é mesmo crucial manter registros precisos de manutenção. Um dos motivos é que, em caso de um possível acidente, independente da gravidade do ocorrido, o departamento jurídico pode ser acionado. E as informações atualizadas e confiáveis serão muito importantes nesses casos. 

 

Havendo a possibilidade da causa de um acidente ser relacionada à manutenção (ou seja, condição de freio, pneus ruins, condição de luzes etc.), por exemplo, será necessário apresentar documentos como: 

  •  
  • - Inspeções de veículos pré/pós-viagem; 

  • - Trabalho de reparo realizado no veículo, entre outros. 

 

Com o sistema Joycar o gestor consegue rastrear a programação de manutenção do veículo e usar essas informações como a espinha dorsal do seu programa de segurança. 

 

Obter esses dados fica bem mais fácil com o uso dos checklists, que podem ser personalizados para as necessidades de cada empresa, apoiando o processo de proteção do ativo, do condutor, entre outras vantagens. 

 

Assim, colabora para uma maior segurança no trânsito e foge das estatísticas. Elas indicam uma ocorrência de mais de 12 mil acidentes de trânsito por conta de falhas mecânicas nos últimos anos. 

 

3) Monitore o consumo de combustível para elevar a segurança da frota 

 

Existem muitos estudos no mercado que apontam o papel da condução agressiva – onde os motoristas aceleram rapidamente e freiam duramente – como um dos motivos de desperdício de combustível. 

 

Além disso, essa prática também é um estilo de condução perigoso para a segurança da frota. O tipo de comportamento que motoristas responsáveis não devem apresentar. Mesmo porque esse tipo de atitude em uma frota corporativa pode gerar desgastes à imagem da organização. 

 

Um dos caminhos para minimizar esse problema é usar tecnologia inovadora, como o sistema Joycar, para controlar o uso de combustível da sua frota de forma rápida e prática. Outra saída é a adoção de uma operação de frota compartilhada, que colabora para um menor consumo de combustível. 

 

Com os dados em mãos, é mais fácil criar campanhas educativas sobre o estilo de condução adequado e seguro. 

 

4) Estabeleça uma política de segurança abrangente 

 

Uma boa política de segurança garante mais controle e padrão de qualidade em todas as etapas deste processo. 

 

A segurança dos usuários deve permanecer como prioridade máxima em seu programa de gerenciamento de frota. Por isso, invista em campanhas de conscientização voltadas às boas práticas – da direção segura aos cuidados com a conservação dos veículos.

Além disso, certifique-se de que todos os usuários estejam com a CNH em dia.  

 

Aposte também em envios regulares de boletins de segurança. Isso pode ajudar a lembrar todos os condutores de veículos sobre a política de uso da frota. 

 

5) Quer elevar a segurança da frota? Faça um bom gerenciamento de acidentes 

 

Por que uma investigação de acidentes é tão importante? Para que o gestor de frota possa proteger sua empresa com esta documentação e para que possa promover medidas necessárias para reduzir ao máximo as chances de reincidência. 

 

Gerenciar acidentes assim que ocorrem pode ajudar também a mitigar os custos. Além disso, ajuda a entender os riscos ligados à segurança da frota, assim como pode reduzir o potencial de perdas futuras. 

 

Por isso, uma investigação efetiva de cada ocorrência deve ter todos os elementos necessários para fornecer uma imagem precisa das circunstâncias do acidente. Além de permitir que a empresa e a seguradora respondam em conformidade. 

 

O foco principal é determinar as causas básicas e as ações corretivas necessárias para evitar a recorrência. Por isso, não deixe de incluir em seus controles os seguintes passos: 

 

A- Obter descrição precisa do ocorrido 

 

É essencial obter um relato por escrito do acidente, fornecido pelo motorista envolvido. O condutor deve agir conforme determina a política interna da empresa para o caso de acidentes.  

 

Entre as práticas, que variam de organização para organização, o motorista deverá entrar em contato com o responsável pela frota para entender os processos legais. 

 

B- Identificar atos inseguros por parte do condutor que possam ter contribuído para o acidente 

 

Ainda que o gestor de frotas não possa controlar as atitudes do condutor durante o uso do veículo da frota, ele pode usar informações geradas por um sistema de gerenciamento para identificar possíveis condutas inapropriadas.  

 

C- Colocar em prática as ações corretivas 

 

  • - Aconselhamento/treinamento individual do motorista;  

  • - Melhorias no programa de segurança da frota;  

  • - Revisões de inspeção/manutenção veicular;  

  • - Determinação da não utilização de determinadas rotas de tráfego, entre outros. 

 

6) Reconheça os motoristas prudentes 

 

Programas de reconhecimento costumam surtir um bom efeito – e a segurança da frota de sua empresa pode se beneficiar disso. 

 

Criar um ranking interno com os melhores usuários, por exemplo é uma maneira de reconhecer os condutores conscientes e incentivar os demais a seguir essa conduta. Assim, poderá ajudar reduzir as taxas de acidentes, promover a direção defensiva e garantir a segurança da frota. 

 

7) Promova treinamentos constantes para a segurança da frota 

 

Estabeleça um cronograma constante de treinamento de condução segura para todos os usuários em conjunto com o RH e os líderes das áreas - é essencial que toda a organização se envolva! 

 

Assim, eles conhecerão as melhores práticas e saberão agir de acordo com o esperado. 

Pode ser necessário ajustar seu programa de treinamento com base em indicadores. Dessa forma o gestor pode se certificar de que não haverá espaço para interpretações erradas sobre o esperado de todos os condutores.  

 

8) Mantenha em dia o seguro de todos os veículos da frota 

 

Contrate o seguro e mantenha em dia todos os pagamentos e documentos relacionados à apólice de cada veículo. Só assim você garantirá a cobertura de eventuais acidentes, aumentando a segurança da frota e dos colaboradores. 

 

9) Aposte na tecnologia para a gestão da frota 

 

Ao contar com uma solução 100% digital para a gestão de frotas, como a Joycar, cuidar da segurança da frota fica muito mais fácil. 

Através da plataforma o gestor pode ter acesso a inúmeras informações em tempo real. Como, por exemplo: 

  •  
  • - Calendário de manutenção dos veículos, 

  • - Nível de bateria e de combustível - evitando o risco de pane seca nos trajetos, 

 

Outro ponto importante diz respeito à automatização de checklists que, com o sistema Joycar, podem ser preenchidos pelo próprio smartphone do usuário. Personalizados, esses documentos podem informar em tempo real a situação geral do veículo. 

 

Na verdade, uma solução de segurança eficaz para frotas corporativas vai além do foco no veículo. Ela permite analisar comportamento de direção e promover ações de conscientização sobre o uso do carro e sobre trânsito seguro.

Assim, é possível envolver os próprios condutores em discussões relacionadas ao tema para melhorar os hábitos de direção e gerar uma mentalidade mais segura.  

 

Como a automação da gestão amplia a segurança da frota 

 

A rotina do gestor de frotas é mesmo complexa. Não são apenas os veículos que precisam ser gerenciados. Os usuários e as obrigações legais também exigem atenção. 

 

Além disso, os gestores são os primeiros a serem contatados e cobrados em caso de algum tipo de ocorrência. Por isso, é preciso organização e visibilidade total da operação. Afinal, uma frota sob controle significa uma frota segura e economicamente sustentável. 

 

Portanto, todo apoio para ajudar a garantir uma mobilidade corporativa segura e flexível é bem-vinda! 

 

Joycar é o sistema de carsharing corporativo líder do mercado. Fácil de operar e completa, a solução oferece dashboard altamente intuitivo. Através dele sua empresa pode ter amplo controle sobre: 

 

  • - Condição dos ativos;  

  • - Status de manutenção;  

  • - Centro de custos;  

  • - Índices relacionados a atrasos e cancelamento das reservas;  

  • - Saúde da bateria;  

  • - Nível de combustível;  

  • - Status de vencimento da CNH; 

  • - Agenda de disponibilidade, controle de velocidade e muito mais.   

  •  

Dessa forma, o gestor pode facilmente obter relatórios detalhados e analisar todos os dados com rapidez e eficiência.  

Além disso, a frota pode ser analisada individualmente ou em grupos. A Joycar ainda faz todo o acompanhamento do projeto – do planejamento à implantação. 

 

Conheça os cases de sucesso da Joycar – e descubra como a solução tem ajudado empresas como a sua a ampliar a segurança da frota! 

 

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade