Os carros elétricos em frotas podem transformar sua gestão, agregando mais economia ao seu trabalho. Para começar, porque a tendência é de uma verdadeira revolução nesse mercado. 

 

Um exemplo disso é a pesquisa encomendada pela Anfavea ao BCG (Boston Consulting Group), que apresentou dois cenários nacionais entre 2030 e 2035: o primeiro, conservador, apontou que 32% da frota automotiva pertenceria aos carros eletrificados. Já em um panorama acompanhando a tendência global, esse total subiria para significativos 62%. 

 

Os motivos para esse crescimento e os benefícios dessa transição, na sua gestão de frotas, nós vamos entender melhor nos tópicos abaixo. Acompanhe-nos nesta leitura! 

 

 

Vantagens e desvantagens dos carros elétricos em frotas 

 

Apenas com as previsões acima, fica difícil afirmar se vale a pena investir nos carros elétricos em frotas, certo?  

 

Mas os aspectos positivos e os pontos de atenção desse modelo de veículo vão ajudar a entender melhor o cenário e a planejar o futuro da frota com segurança. 

 

Se você pensa em investir em uma frota de veículos elétricos, é fundamental fazer uma análise detalhada para elencar todas as vantagens, bem como as desvantagens oferecidas por esse tipo de automóvel. Conheça algumas a seguir! 

 

 

Vantagens dos carros elétricos em frotas 

 

Sustentabilidade 

 

Carros elétricos não são grandes poluentes. Especialmente, em comparação com os automóveis movidos a combustíveis de origem fóssil.  

 

A bateria desse tipo de veículo faz com que ocorra uma redução na liberação de gases tóxicos na atmosfera. Assim, são quase 70% a menos do que os combustíveis convencionais. 

 

Por isso, independentemente do tipo de carro, adotar uma operação de compartilhamento de veículos para minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente é uma opção inteligente. 

 

Eficiência

 

Você, como gestor de frotas que enfrenta vários desafios diários, deve procurar por um equilíbrio entre eficiência operacional, economia e escalabilidade, certo? 

Nesse aspecto, os carros elétricos em frotas fazem a diferença positivamente. Afinal, o desempenho desse tipo de veículo corresponde a 95%, enquanto os automóveis de motor a combustão têm performance de 35%, em média. 

 

Manutenção

 

O custo de manutenção dos veículos eletrificados é consideravelmente menor quando comparados com os carros mecânicos. Em primeiro lugar, porque os motores dos elétricos não possuem tantos componentes. 

 

Assim, os custos com substituições de peças como as correias, a água ou o óleo, entre outros elementos, são reduzidos ao investir nos carros elétricos frotas. 

 

Vale lembrar que o gerenciamento de manutenção, seja um modelo elétrico ou mecânico, fica bem mais prático e eficiente com a automatização da gestão de frotas. 

 

A plataforma Joycar, por exemplo, permite checklists personalizados 100% digitais, bem como acesso a todos os dados necessários para elaborar um cronograma de manutenção que preserve os ativos. 

 

Combustível 

 

Só em 2021, o preço da gasolina no Brasil sofreu reajustes de mais de 70%. A necessidade por energia limpa, portanto, é de grande valor para promover mais economia à sua gestão. E, também, tem o seu valor sustentável. 

 

Em média, essa economia pode chegar a até 90%. Afinal, a energia elétrica no país é significativamente menor do que a média dos combustíveis fósseis, atualmente. 

 

Impostos

 

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos ainda é baixo e vem acompanhado de descontos atrativos. Atualmente, no estado de São Paulo, o teto de abatimento do imposto é de R$ 2.996,27.

 

 

Pontos de atenção sobre os carros elétricos em frotas 

 

Vejamos, agora, os pontos que merecem atenção ao pensar em ter uma frota de veículos elétricos. 

 

Investimento 

 

Os (poucos) modelos disponíveis no mercado e que desembarcam no Brasil ainda são pouco atrativos, no que diz respeito ao investimento inicial. Isso pode espantar alguns gestores interessados na compra de automóveis — embora a opção de carsharing com os carros elétricos já seja uma realidade. 

 

Autonomia e recarga de bateria 

 

Há quem ainda resista ao uso de carros elétricos para percorrer longas distâncias. Especialmente, por conta da autonomia e dos poucos pontos de recarga de bateria pelo país. 

 

Naturalmente, nas capitais — muitas delas enquadradas no conceito de cidades inteligentes por conta do elevado grau de conectividade e outros fatores — existem mais opções. Mas isso se torna um desafio e demanda grandes planejamentos para viajar entre estados ou mesmo cruzar o país. 

 

 

Carsharing e carros elétricos em frota: uma combinação perfeita 

 

Transformar a operação tradicional em carsharing corporativo tem se mostrado uma alternativa econômica, eficiente e escalável para muitas empresas.  

 

Isso acontece porque esse modelo operacional garante uma infinidade de benefícios para a empresa, para o gestor e para os usuários. 

 

Esse é o caso da Joycar, a ferramenta de compartilhamento de veículos número um do Brasil.  

 

Com nossa plataforma, você consegue automatizar a sua gestão de frotas, obtendo total visibilidade e controle operacional. Sem falar que você economiza em múltiplas frentes, em função de: 

 

  • Menores despesas e maior controle com manutenção; 

  • Minimizar gastos com impostos, seguros e taxas; 

  • Dimensionar efetivamente sua frota, evitando ociosidade

  • Redução de gastos com combustível, etc. 

 

Em suma: além dos benefícios que citamos anteriormente a respeito dos carros elétricos em frotas, o sistema Joycar oferece muitas outras vantagens.  

 

Ou seja, é possível usar carros elétricos em frotas e potencializar as facilidades que eles já oferecem. Afinal, o sistema Joycar permite o compartilhamento de qualquer tipo e modelo de veículo - inclusive os modernos carros movidos à eletricidade.  

 

Para saber mais a respeito, assista ao episódio 18 do Drops Joycar, com Rafael Taube, CEO da Joycar.  

 

Ele é bem curtinho e mostra como é possível implementar carsharing em qualquer modelo de carro! 

 

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study