dimensionamento da frota é uma prática que visa estabelecer o tamanho ideal do pool de veículos de uma corporação. 

Em geral, costuma ser uma tarefa complexa para os gestores de frota, que precisam analisar uma série de dados e minúcias para chegar ao número correto, adequando a quantidade de carros à demanda organizacional. 

 

Contudo, para colaborar com essa atividade desafiadora, preparamos este artigo. Nele, oferecemos dicas de como efetuar um dimensionamento da frota correto e mostramos os benefícios dessa decisão.  

 

Boa leitura! 

 

Dimensionamento da frota: por que é tão importante? 

 

O dimensionamento da frota é o processo que busca mapear e otimizar as atividades relacionadas ao transporte da empresa, sendo essencial para maior eficiência do pool de veículos.    

Esse procedimento visa o bom funcionamento das atividades que dependem de carros para ocorreremComo viagens, reuniões externas, trabalhos em campo, por exemplo. 

 

gestor de frotas é o profissional responsável por esse processo. Além de controlar os veículos disponíveis, ele precisa distribuí-los entre os usuários ou estações, controlar as reservas, acompanhar sua utilização, cuidar da manutençãoentre outras muitas tarefas. 

Precisa, também, identificar se alguns desses veículos não estão sendo subutilizados. Algo que ocorre com frequência quando carros são atribuídos a setores ou colaboradores que só fazem uso esporádico do item. 

 

Esse fato isolado já é negativo, mas quando a situação se repete em várias áreas e indivíduos da organização, o dimensionamento da frota passa a ser essencial.  

Afinal, manter um item tão valioso no estacionamento, enquanto se deteriora, não é uma boa estratégia de negócio.  

Mesmo porque, atrelado a essa desvalorização, estão outros custos pesados como aquisição e demais valores necessários para manter um veículo - manutenção, taxas, seguros são alguns deles! 

 

O correto dimensionamento da frota oferece muitos benefícios. Conheça os principais! 

Mesmo sendo um processo que exige tempo do gestor de frotas, é mais do que necessário fazer o estudo de dimensionamento do pool de veículos. 

Isso porque essa prática proporciona uma série de vantagens que impactam desde a produtividade até o caixa das empresas. Confira algumas delas: 

 

Elimina a ociosidade 

 

O primeiro benefício, como já vimos, é evitar a ociosidade de veículos. E esse já é um grande fator a ser considerado, uma vez que a empresa perde dinheiro toda vez que um automóvel fica parado. 

Em contrapartida, ao operar com a capacidade adequada da frota, a organização garante maior lucratividade. 

 

Dimensionamento de frotas reduz custos 

 

Ao aumentar a eficiência da frota, é possível otimizar os custos relacionados ao uso dos carros corporativos. Afinal, não é porque o automóvel está parado que ele não gasta. IPVA, seguro, desvalorização do veículo, multas, manutenção e outros custos continuam ocorrendo. 

Com um melhor dimensionamento da frota, evita-se o desperdício com a ociosidade. E se a gestão for automatizada, permitirá total visibilidade e controle da operação, gerando economia com manutenção e combustível, por exemplo. 

 

Melhora a produtividade 

 

Quando o dimensionamento da frota é feito da forma certa, previne-se que viagens de negócios, reuniões externas, visitas a fornecedores ou clientes, entre outras tarefas, deixem de ser realizadas em prazo adequado enquanto os colaboradores aguardam um veículo para seguir até o seu destino.  

Além do mais, com o número de veículos adequado e um controle de reserva digital e eficiente, os colaboradores conseguem cumprir suas agendas dentro do prazo, sem prejuízos por falta de carros.  

Sempre obedecendo horários, sem comprometer o bom nome da organização ou gerar insatisfação entre os envolvidos. 

 

Colabora para maior consciência dos usuários 

 

O correto dimensionamento da frota também leva a uma utilização mais inteligente do pool de veículos 

Também permite ressignificar o uso dos carros da empresa. Assim, ao invés de “ter” passa-se a “utilizar” o bem.  

Em outras palavras, o veículo não pertence a uma pessoa/departamento. Ele faz parte dos ativos da empresa e está à disposição de quem precisar utilizá-lo.  

Para isso, contudo, é essencial criar uma operação de compartilhamento de veículos organizacionais – vide o próximo tópico. 

 

Car sharing corporativo é saída para uma frota inteligente 

 

car sharing corporativo é um modelo de compartilhamento de veículos organizacionais entre os seus colaboradores. 

Essa é uma alternativa inteligente e eficiente que permite otimizar o dimensionamento da frota e reduzir os gastos. Além disso, é possível acompanhar toda a operação em tempo real, de forma prática e eficiente.  

Assim, o gestor de frotas consegue manter uma frota com número adequado, evitando gastos extras, otimizando a operação e ampliando a dinâmica entre os colaboradores.  

Ademais, vale dizer que o car sharing corporativo também é uma opção que contribui para a sustentabilidade da empresa, pois diminui a quantidade de veículos, assim como poluentes em circulação. 

 

Dimensionamento da frota: o que considerar para acertar em cheio 

 

Como vimos, saber corretamente a quantidade de carros que sua empresa precisa para operar com eficiência é uma tarefa necessária e que exige conhecimento. Por isso, é importante que seja executada pelo setor que faz a gestão de frotas. 

 

Veja algumas dicas práticas para realizar o dimensionamento da frota: 

 

  • - Avalie a operação para entender a demanda, número de usuários, setores que mais utilizam os veículos, etc.; 

  • - Faça um levantamento de sua frota atual, considerando condições e tipos de carros. Relacione, também, todos os custos envolvidos na operação, entre eles: consumo de combustível, local em que ficam estacionados; 

  • - Após levantamento de carros e as rotas mais usuais, verifique se existe algum veículo que fica muito tempo parado no estacionamento – e o porquê; 

  • - Analise se existem, no pool de veículos organizacional, carros que consomem mais combustível e/ou exigem maior manutenção. Em caso positivo, substituí-los pode ser uma boa ideia; 

  • - Automatize a operação de sua frota para ter total visibilidade e controle da gestão, facilitando decisões e tornando-as mais assertivas; 

  • - Busque apoio de especialistas para ajudar no dimensionamento de frotas em sua empresa. 

 
Conte com apoio especializado para dimensionar o tamanho ideal de sua frota 

 

Joycar surgiu com uma proposta de tornar as frotas corporativas mais eficientes e sustentáveis. 

Sua plataforma auxilia na gestão do pool de veículos e na criação de operações compartilhadas para empresas de diversos portes e segmentos, como Kroton e a BASF, a reduzirem seus custos com a frota e tornarem esse um processo mais produtivo.  

 

Além disso, a Joycar tem uma equipe qualificada para auxiliar em todas as etapas da implementação do sistema.  

Começando com um estudo de viabilidade que permite identificar o porte do pool de veículos para seus negócios, seguindo para a implementação e apoio à operação. 

 

Com nossa plataforma, o gestor de frotas: 

 

  • - Conta com uma solução tecnológica que vai deixar todas as planilhas e papéis de lado; 

  • - Elimina checklists manuais e controles de chaves; 

  • - Automatiza os processos e a rotina da sua empresa; 

  • - Controla em tempo real toda a frota de veículos da empresa 

  • - Concentra-se em decisões mais estratégicas da gestão! 

 
Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite o estudo de viabilidade da Joycar 

 

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study