Os dashboards para gestão de frotas têm papel essencial para o sucesso da operação que adota a automatização de processos.  

 

Além disso, eles permitem que não só o gestor de frotas tenha um amplo controle da situação, mas também facilita a rotina para os usuários e outros colaboradores envolvidos.  

 

Afinal, centralizar todos os dados necessários ajuda a simplificar e otimizar a gestão das frotas corporativas. Esse é um dos motivos pelos quais os dashboards para gestão de frotas são tão importantes 

 

Quer entender melhor como os dashboards funcionam e de que modo você pode otimizar a gestão de frotas de sua empresa? Então siga na leitura para saber mais. 

 

O papel dos dashboards para gestão de frotas 

 

O dashboard é um recurso essencial. Por meio dele é possível acessar todos os dados e informações que uma plataforma digital compila sobre sua frota.  

 

Sendo assim, os dashboards para gestão de frotas fornecem aos gestores – e quem mais tiver autorização para acessá-los - uma visão geral do desempenho da frota. 

 

interface altamente intuitiva dos dashboard para gestão de frotas permite que os responsáveis analisem todos os dados envolvendo os veículos com rapidez e eficiência.  

 

Basta escolher, entre as opções disponíveis, as informações desejadas, para obter relatórios detalhados. Além do mais, os veículos podem ser analisados individualmente ou em grupos. 

 

Com isso, o gestor pode acompanhar questões como: 

  •  
  • - Total de carros disponível por estação; 

  • - Todas as reservas em andamento; 

  • - Índices relacionados a atrasos e cancelamento; 

  • - Saúde da bateria; 

  • - Nível de combustível; 

  • - Status de vencimento dos documentos de carros e motoristas, entre outros.

  •  
  • Sobre carsharing corporativo, sugerimos que você assista o Drops Joycar – clique e confira: 

 

 

 

Como obter relatórios a partir dos dashboards para gestão de frotas 

 

Como vimos, com o dashboard você tem acesso a uma ampla gama de relatórios detalhados, que fornecem informações importantes sobre as operações da frota.  

 

Vejamos alguns dados obtidos por meio dessa ferramenta. 

 

Condições dos veículos e manutenção 

 

Os dashboards permitem que o gestor possa criar uma agenda de manutenção da frota. Isso permite programar as inspeções/revisões dentro dos prazos adequados e saber quantos carros estão nesta etapa. 

 

Assim, amplia a produtividade da frota e garante maior segurança no trânsito. 

 

Valores por centro de custo 

 

Entre os recursos oferecidos pelos dashboards para gestão de frotas temos a divisão, por centro de custo, de valores como combustível, taxas e impostos, manutenção, entre outros. 

 

O acesso a estas informações garante mais eficiência econômica da operação, além de um controle maior do orçamento do setor. 

 

Dashboards para gestão de frotas oferece informações gerais sobre os veículos 

 

Com poucos cliques, de qualquer local e em qualquer horário, o gestor acessa informações atualizadas em tempo real sobre cada veículo da empresa. Entre os dados, é possível saber: 

  •  
  • - Quantos carros a empresa tem na frota; 

  • - Quantas reservas estão em andamento; 

  • - Números de veículos em cada estação da empresa (caso usem mais de uma estação); 

  • - Quais e quantos carros estão com problemas de bateria; 

  • - Quantos e quais carros apresentam nível baixo de combustível e muito mais. 

 

 

Produtividade 

 

Falando em produtividade, uma das vantagens dos dashboards para gestão de frotas é poder monitorar quais ativos possuem mais uso e quais estão ociosos: quantas reservas foram feitas, quantas foram finalizadas com atraso, quem atrasou e qual veículo estava usando, quem cancelou, qual a quilometragem percorrida, etc. 

 

Dessa forma, além de um controle mais preciso, o gestor tem um panorama sobre o dimensionamento efetivo da frota necessária para as operações da empresa. 

 

Histórico do motorista 

 

Os dashboards também proporcionam a obtenção de relatórios do histórico de cada motorista. Assim é possível analisar as associações entre o veículo e o motorista, como: 

  • - Quilometragem percorrida em cada veículo por cada motorista; 

  • - Número de veículos ativos e ociosos; 

  • - Rendimento dos veículos operados, entre outros. 

 

Alerta de velocidade 

 

Com o dashboard, os gestores de frota podem identificar quando e onde os veículos ultrapassam o limite de velocidade com base nos limites de velocidade publicados. Essencial para uma boa gestão de multas. 

 

Localização 

 

Com os dashboards para gestão de frotas é possível saber a localização exata de cada carro da frota. Inclusive, em qual estação ele está parado, por exemplo. 

 

Vantagens dos dashboards para gestão de frotas 

 

Como você pode ver, os painéis de gestão são um recurso altamente estratégico, com dados centralizados e atualizados em tempo real. E essa inovação garante vantagens para todos os envolvidos. 

 

Já para os gestores, o dashboard garante acesso descomplicado a indicadores estratégicos em qualquer momento. Assim é possível garantir: 

  • - Gestão efetiva da frota; 

  • - Tomada de decisões realizadas rapidamente e de forma assertiva; 

  • - Gerenciamento da frota realizado de maneira otimizada e simplificada, permitindo entender a produtividade da frota. Assim, é possível responder a perguntas como, por exemplo: tem veículo ocioso no pátio? Preciso reduzir os carros de uma estação e aumentar em outra? - - - Quantas reservas foram canceladas e quantos pedidos de reservar foram efetuadas? Alguém está ficando sem carro? 

 

Além disso, os dados são acessíveis em qualquer lugar, por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo, mesmo off-line. Dessa forma os gestores podem tomar suas decisões imediatamente, em qualquer contexto. 

 

Atualmente sua empresa tem à disposição uma excelente solução em painéis para gerenciamento de frotas. Trata-se da Joycar, especialista na gestão automatizada de frotas corporativas 

 

Com os dashboards da Joycar o gestor de frotas pode fazer análises assertivas e ágeis. Além disso, também evita erros rotineiros, aumentando a segurança, a economia e a produtividade da área.   

 

 

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study