Como reduzir custos de combustível em frotas usando dados

 

Reduzir custos de combustível em frotas, ainda mais em tempos de alta no petróleo, é um dos desafios que fazem parte da rotina do gestor de veículos.

Mas só sabemos se algo está melhorando, dia após dia, mensurando os resultados.

 

No entanto, não é nada prático - tampouco confiável - avaliar desempenho por meio de processos manuais. Além da perda de tempo, métodos obsoletos impedem estudos aprofundados que garantem maior inteligência na gestão de sua frota.

 

Por outro lado, com o auxílio de uma plataforma que automatize a operação, é possível coletar informações confiáveis e atualizadas em tempo real. 

 

Isso permite análises múltiplas, desde a necessidade de manutenção dos veículos à checagem da meta estabelecida para economizar com combustível.

 

Um exemplo: a partir de meios de monitoramento e comparação de dados, você entende se os condutores dirigem pensando na economia de consumo.

 

A plataforma Joycar favorece o seu trabalho dessa maneira – e garante muitas outras facilidades. Confira!

 

 

Como reduzir combustível em frotas

 

Imagine coletar e organizar dados, que você acessa de qualquer local e em qualquer horário, e usá-los para elevar a eficiência de sua gestão de carros. Inclusive, para reduzir custos com combustível em frotas.

 

Pois esse cenário altamente animador é possível com a ajuda da inovadora plataforma Joycar. Saiba o porquê a seguir!

 

Dimensione adequadamente sua frota

 

O correto dimensionamento da frota é um meio de mapear a frequência de uso e a quantidade de veículos necessária para atender a demanda organizacional. Assim, você otimiza o uso de cada um deles da melhor forma possível.

 

É possível perceber, por exemplo, se alguns automóveis estão sendo subutilizados – o que, por si só, já causa prejuízos. 

 

E carros a mais do que a necessidade real, representam gastos extras com gasolina/álcool. Ou seja, ter a frota no tamanho ideal é uma maneira inteligente de reduzir custos com combustível em frotas.

 

Faça a manutenção preventiva em todos os carros

 

Uma ótima dica para reduzir custos de combustível em frotas é aperfeiçoar o trabalho de manutenção preventiva na sua empresa.

 

Por meio dele, sua gestão prevê o momento ideal para revisar, substituir e reparar peças ou componentes dos veículos. Afinal, não é segredo que eles se deterioram com o tempo, aumentando o consumo de combustível gradativamente.

 

Ao planejar uma rotina de manutenção com base na prevenção, os custos com consertos corretivos (e com combustível) são menores. E você se vê cada vez menos refém de imprevistos na sua frota.

 

Quer reduzir custos com combustível em frotas? Acompanhe indicadores apropriados

 

Lembra-se que mencionamos a necessidade de acompanhar índices fundamentais para atingir seus objetivos? 

 

No caso do objeto deste artigo — reduzir custos de combustível em frotas —, consideramos dois itens essenciais: o consumo de combustível e o desempenho dos motoristas.

 

Esses indicadores são relevantes para a sua gestão porque ajudam a estabelecer parâmetros atualizados e que oferecem insights valiosos.

 

Por exemplo: é possível identificar quando um veículo tem consumido mais combustível ao percorrer a mesma quilometragem que outros automóveis de sua frota.

 

Ou, ainda, perceber quando o ativo consome mais nas mãos de um determinado condutor. O contrário também é válido: reconhecer motoristas que gastam menos combustível.

 

As duas situações apontam para hábitos de condução que podem ser estudados. E, depois, usados para criar treinamentos para todos os usuários.

 

Novamente, reforçamos a necessidade de um sistema automatizado de gestão de frota, como Joycar. Por meio da plataforma, esses indicadores são atualizados em tempo real e de maneira automática. 

 

Assim, favorece o trabalho do gestor, tornando-o mais analítico e estratégico - e menos trabalhoso por ser manual.

 

 

Compartilhamento da frota é uma forma inteligente de economizar em combustível

 

O trabalho de reduzir custos de combustível em frotas é incessante.  Por isso, ter o número ideal de ativos, compartilhando-os entre os usuários, é uma excelente solução para esse desafio.

 

Daí, a importância de contar com o sistema Joycar como grande aliado de sua gestão.

 

A plataforma permite acompanhar os principais indicadores, como vimos ponto de partida para ações que levem à economia de combustível.

 

Sem contar que ela permite que pessoas que vão para locais próximos, nas mesmas datas/horários, possam pegar carona e seguir juntas em um mesmo carro da empresa.

 

A plataforma garante total controle e visibilidade da frota organizacional. Além de permitir transformar sua operação convencional em um modelo de carsharing.

Com a Joycar, os colaboradores da sua empresa têm acesso a veículos quando houver necessidade. Eles só precisam reservar o automóvel pelo celular - de qualquer lugar e a qualquer hora.

 

Como destacamos, a busca em reduzir custos de combustível em frotas é certa quando opta-se por um sistema de compartilhamento de veículos que:

 

1.      Dimensiona corretamente a necessidade de carros para atender a organização;

2.      Permite manter um plano de manutenção preventiva eficiente;

3.      Gera dados atualizados e confiáveis que permite estudar indicadores diversos para atuar de modo estratégico na gestão;

4.      Tem a funcionalidade de carona. Ou seja, pessoas que vão para itinerários próximos usam apenas um carro, diminuindo os gastos com álcool/gasolina.

 

Além disso, para a eficácia da sua gestão, a plataforma Joycar ainda disponibiliza recursos múltiplos. Sempre com a atualização de dados em tempo real. 

 

Veja alguns avisos que o sistema oferece:

 

     Aviso de vencimento dos documentos de carros e da CNH dos motoristas cadastrados;

     Gestão de multas;

     Reservas em andamento;

     Atrasos e cancelamento;

     Nível de combustível;

     Carros disponíveis;      

      Saúde da bateria.

 

Esses e outros dados garantem previsibilidade, controle e segurança ao seu trabalho — e não só em reduzir custos de combustível em frotas.

 

Reduzir custos de combustível em frotas é mais fácil com Joycar

 

Com inteligência, a Joycar gera impacto imediato na rotina da sua gestão, elevando a eficiência, a praticidade e a economia. 

 

Também facilita o processo de reduzir custos de combustível em frotas. E, para que não restem dúvidas sobre isso, sugerimos que acompanhe o vídeo abaixo com o CEO da Joycar, Rafael Taube.

 

O tema é redução de combustível!

 

Clique e assista agora mesmo.

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study