O car sharing nas empresas é um exemplo de novas tecnologias e demandas que estão ajudando a mudar a cultura organizacional.
Antes a ideia de ter um carro disponível para uso exclusivo de um colaborador era algo natural. Hoje pautas como maior sustentabilidade e economia compartilhada colocam em xeque esse formato tradicional de lidar com os veículos da frota.
Assim, o car sharing entra em cena, propondo uma nova maneira de mobilidade organizacional, por meio de um processo altamente benéfico e disruptivo.
Porém, colocar isso em prática exige uma série de mudanças de mindset. Vamos falar mais sobre isso e encontrar caminhos viáveis para essa virada de chave a seguir.
Car sharing nas empresas e o futuro da mobilidade organizacional
Dois números, retirados de um relatório recente, dizem muito sobre o potencial do compartilhamento de frota corporativa:
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- 63 minutos – este é o tempo de uso médio de um carro por dia;
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- 67 dias – esta é a estimativa anual de tempo ocioso de um carro.
Por isso, o car sharing é uma solução para evitar o desperdício dos recursos de uma organização. Através dele, a frota ganha um uso mais estratégico e rentável. Mas existem ainda outras vantagens de apostar em “Mobilidade como serviço” (MAAS).
Benefícios do car sharing
Sabemos que existe uma parcela da sociedade que ainda prefere possuir um veículo. Mas a transição para o compartilhamento de veículos, sem dúvida, é uma mudança fundamental.
Isso fica mais claro quando observamos benefícios que atendem o gestor de frotas, os usuários e a empresa. Como, por exemplo:
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- Atender um número maior de colaboradores, ampliando o benefício para mais pessoas;
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- Maior eficiência econômica no investimento de compra, manutenção e seguro do automóvel;
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- Mais organização, segurança e conforto para o deslocamento de colaboradores a serviço da empresa;
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- Controle mais preciso do uso, evitando desperdício com a ociosidade da frota;
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- Redução de tráfego e da emissão de poluentes com a diminuição do volume de carros nas ruas;
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- Maior conveniência, já que esse modelo permite escolher entre os veículos disponíveis, aquele que mais se adequa às necessidades da ocasião.
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Com tudo isso, implementar o car sharing nas empresas pode ser a melhor solução para garantir os deslocamentos dos colaboradores.
Assim como seus desdobramentos para a mobilidade urbana como um todo e também seus reflexos para o meio ambiente.
A mudança cultural que garante às empresas os benefícios do car sharing corporativo
Atualmente, o compartilhamento da frota corporativa é uma estratégia considerada em empresas de qualquer segmento e porte.
Isso porque o recurso é uma ferramenta extremamente eficiente para a gestão da frota de veículos, cujo número de carros é proporcional ao número de colaboradores. Para o gestor de frota, essa é uma maneira de aliar inovação a processos transformacionais no setor.
Além disso, garante uma visão global da frota. Assim fica mais fácil atingir o equilíbrio ideal entre disponibilidade e usabilidade máximas.
Mas, para isso ocorrer de forma bem-sucedida, é preciso que toda a empresa consiga enxergar as vantagens do car sharing nas empresas. Do alto comando aos usuários dos carros.
No começo, isso pode ser um desafio maior para o gestor de frotas. Especialmente no momento de convencer colaboradores cujo carro corporativo seja um bônus ligado ao cargo.
Mas é preciso iniciar esse debate e o gestor de frotas tem papel preponderante nesse quesito.
Por isso, é preciso desenvolver ações que ajudem a difundir os inúmeros pontos positivos do compartilhamento de veículos. Saiba mais no próximo tópico.
Criando uma cultura organizacional favorável ao car sharing nas empresas
Como você pode ver até aqui, o compartilhamento da frota traz benefícios tanto para a empresa quanto para os usuários. Mas essa transição precisa ser apoiada por um conjunto de ações robusto.
Pois só assim será possível operar uma mudança de mindset em todos os níveis da organização. Por isso, listamos a seguir os primeiros passos para sua empresa adotar este projeto:
1) Fazer estudo de viabilidade com apoio de empresa especializada
Contar com o suporte de um time de especialistas é essencial para essa transição. Com a Joycar, você tem acesso a uma equipe altamente especializada, que acompanha todas as etapas da adoção do car sharing nas empresas:
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- Instalação do sistema,
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- Onboarding,
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- Go live,
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- Acompanhamento da operação.
2) Desenvolver estudo de custos para acompanhamento das linhas do P&L da área
É essencial realizar um estudo detalhado para facilitar a tomada de decisão, identificando dados referentes à economia gerada em um período de 12 meses, por exemplo.
Nesse estudo, o gestor pode considerar despesas como combustível, seguro, manutenção, documentação, entre outros itens.
2) Transformar a operação convencional em car sharing corporativo
Outra vantagem de escolher a Joycar é que nossa equipe acompanha sua empresa desde o estudo de viabilidade até à implementação do projeto e criação de política de uso.
Dessa forma, os benefícios desse processo podem ser percebidos por todos os envolvidos.
Além disso, com uma solução altamente tecnológica, sua operação torna-se ainda mais sustentável, econômica e eficiente.
3) Garantir o correto dimensionamento da frota
Ter o número ideal de veículos vai eliminar a ociosidade, reduzindo custos e colaborando para maior conscientização dos usuários. Bem como melhorar a produtividade organizacional.
Resumidamente, para chegar ao número adequado, você precisa conhecer bem sua operação, fazer um levantamento dos veículos atuais e automatizar sua gestão para ter total visibilidade operacional.
Veja mais detalhes sobre o tema em nosso artigo Dimensionamento correto da frota eleva eficiência nas empresas!
4) Conte com o RH para mudança de mindset
Neste ponto, o gestor de frota precisará envolver também outros setores, como o RH, a área de Comunicação Interna e também outras Diretorias.
De modo especial, Recursos Humanos será o grande parceiro na construção do plano estratégico e no processo de implantação, ajudando a estabelecer uma nova cultura. Uma mudança de mindset que permita demonstrar a toda a organização o que é e quais as vantagens de uma operação automatizada e compartilhada.
Então, ao desenvolver as ações de divulgação sobre o car sharing e suas mudanças, é preciso deixar claro os benefícios da transição. Isso deve ser pensado para impactar todos os envolvidos: usuários, gestor de frota e a empresa como um todo.
E a boa notícia é que a Joycar, com toda sua expertise nesse campo, presta apoio aos seus clientes para que as ações de endomarketing sejam assertivas.
5) Apresentar o processo na prática
A solução da Joycar para o car sharing nas empresas tem inúmeras funcionalidades. Tudo 100% digital, prático e rápido – perfeito para o dia a dia corridos das organizações.
Então, ao apresentar as vantagens do compartilhamento de frota, o gestor pode citar, entre outras:
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- Reserva online, a qualquer hora e de qualquer lugar, bastando alguns poucos cliques,
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- Retirada do veículo no dia/hora agendada,
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- Abertura das portas com crachá ou smartphone,
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- Disponibilização das chaves no porta-luvas,
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- Preenchimento de checklist sobre situação do veículo via smartphone,
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- Controle do uso do veículo,
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- Entrega com preenchimento de novo checklist online.
6) Acompanhar os resultados
A plataforma de gestão de frota da Joycar garante que sua empresa conte com relatórios que comprovam a eficiência de toda a operação.
Acompanhar esses dados e estudá-los é essencial para promover melhorias na gestão e, como consequência, proporcionar uma maior satisfação por parte dos usuários.
Sobre esse ponto, sugerimos conhecer um de nossos cases de sucesso, que mostra como Joycar eliminou a burocracia das reservas.
Joycar: o parceiro certo para projetos de car sharing nas empresas
Conte com a expertise da Joycar para promover uma mudança cultural na forma como sua empresa utiliza o pool de veículos e otimize seu gerenciamento e seu tempo.
Para isso, comece com um Estudo de Viabilidade, que vai demonstrar os benefícios do car sharing nas empresas.
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