Assim como um estoque parado é sinônimo de prejuízo, a inatividade de carros da frota é perda na certa para o seu negócio. 

 

Afinal de contas, mesmo em desuso esses veículos vão demandar investimentos em manutenção e documentação, sofrendo uma gradual desvalorização.

 

Infelizmente, acredite, isso é algo comum em muitas empresas. É só tomar como exemplo um colaborador que use o carro esporadicamente, para eventuais reuniões. 

 

No resto do tempo esse veículo está parado, consumindo parte do seu orçamento.

Daí, a importância em discutirmos os riscos da inatividade de carros da frota. E refletirmos também sobre o conceito de carsharing nas empresas e a necessária mudança de mindset. 

 

É o que vamos explorar ao longo deste post. Boa leitura!

 

Os problemas ocasionados pela inatividade de carros da frota

Um dos principais sintomas da inatividade de carros da frota são os inevitáveis prejuízos. 

 

Mas existem outros fatores que podem ser observados e também prejudicam o bom trabalho e a evolução qualitativa da sua gestão. Vamos ver quais são os principais a seguir!

 

1) Aumento nos gastos diretos e indiretos com a frota

Sua empresa está gastando com um veículo que costuma passar a maior parte do tempo estacionado? 

 

Então, não tenha dúvidas: isso vai consumir boa parte do seu orçamento de diferentes maneiras. Por exemplo, com gastos em:

     Seguros, taxas e impostos;    

      Manutenção do veículo;     

      Depreciação dos veículos;

     Gastos com estacionamento.

 

São despesas que não precisam fazer parte da sua rotina. Ou, melhor: que podem ter melhor previsibilidade de maneira que você custeie apenas aqueles ativos que, realmente, serão usados. 

 

Para tanto, para evitar a inatividade de carros da frota, é essencial manter um número certo de veículos para atender as necessidades de mobilidade de sua empresa – nem mais, nem menos.

 

2) A inatividade de carros da frota gera pressão sobre os outros veículos

Veículos inoperantes, independentemente do período em que estejam inativos, geram impacto direto na logística do seu negócio.

 

Com a redução temporária da frota, como os colaboradores vão se mobilizar de maneira efetiva para conseguirem realizar as atividades que dependem dos veículos? E se mais carros tiverem problemas? Como proceder se mais de um ativo apresentar falhas simultaneamente?

 

Situações como essa levam a um uso maior dos veículos que estão em boas condições. Dependendo do nível de sobrecarga pode acarretar problemas, exigindo um cuidado especial no monitoramento do ativo para mantê-lo em funcionamento.

 

3) Produtividade

Como resultado da inatividade de carros da frota, a produtividade pode ser abalada também. 

 

Afinal, a frota é utilizada para reunião com clientes/fornecedores, visita a eventos, entrega de algum material, entre outras tarefas importantes para a empresa.

 

Assim, se o usuário precisar de um veículo para executar seus compromissos e não encontrar ativos disponíveis, as consequências de cancelar a atividade podem ser muito negativas.

 

Negócios - e lucros – podem ser adiados, na melhor das hipóteses, ou até mesmo perdidos por conta da indisponibilidade.

 

Portanto, eis mais um grande desafio do gestor de frotas: evitar que os imprevistos interrompam as tarefas planejadas pelos usuários dos carros corporativos.

 

Como conseguir isso? Com planejamento e informações atualizadas que permitam um gerenciamento eficiente dos ativos.

 

Solucionando problemas de inatividade de forma prática e eficiente

Para todo problema existe, ao menos, uma solução. Por isso, os fatores acima mencionados podem ser contornados e evitados. 

 

Veja as providências essenciais para você lidar efetivamente com a inatividade de carros da frota!

 

Correto dimensionamento e compartilhamento da frota

Ter carros a menos do que a necessidade da empresa leva à sobrecarga dos ativos disponíveis. E, claro, em algum momento esse uso excessivo levará a falhas que precisarão ser sanadas, deixando o carro fora de uso.

 

Por isso, o primeiro passo para evitar a inatividade de carros da frota é realizar um estudo que demonstre quantos veículos devem compor a frota. 

 

Vale lembrar que adotar o sistema de compartilhamento de veículos ajudará a ter uma frota mais enxuta, atendendo às necessidades de mobilidade organizacional. 

 

E com um sistema automatizado o controle permitirá controle de reservas prático e eficiente, sem sobrecarregar nenhum ativo.

Cronograma de manutenção

A manutenção periódica da frota atua em múltiplas frentes para manter a sua rotina mais segura e previsível. 

 

É fato, contudo, que um trabalho de manutenção preventiva mantém seus veículos sempre prontos para uso e blindados contra probleminhas que podem deixá-los inoperantes.

 

Além disso, os cuidados preventivos costumam ser mais rápidos e baratos do que os corretivos, praticados após a ocorrência do problema.

 

Desmobilização eficiente da frota

Quantos carros ficam ociosos, no dia a dia, em sua empresa? E por quanto tempo? Qual é a média de uso de cada funcionário?

 

Por meio de respostas para essas questões, você consegue dimensionar a frota de acordo com as características e as reais necessidades da sua empresa. 

 

Após esse levantamento, se houver veículos sem uso ou, também, outros que apresentem problemas recorrentes, bem como estejam com alta quilometragem, uma boa saída é desmobilizá-los.

 

Assim, com um bom planejamento de desmobilização da frota, será possível identificar a melhor destinação para cada um, evitando a falta de atividade e prejuízos diversos para a empresa.

 

Como um sistema de gestão ajuda a evitar a inatividade de carros da frota  

Inovadora, a plataforma Joycar para compartilhamento de veículos, é a líder do mercado. E o motivo para isso é que ela oferece inúmeras funcionalidades para uma gestão mais eficiente, prática, econômica e confiável.

 

Oferecendo total visibilidade e controle operacional, o sistema Joycar também ajuda a espantar de vez a inatividade de carros da frota.

 

Acessando dados atualizados em tempo real, é possível desmobilizar a frota de modo planejado e inteligente, evitando ativos com problemas contínuos e/ou que não sejam usados com frequência.

 

Além disso, o sistema Joycar transforma uma frota convencional, onde cada carro é destinado a uma pessoa e/ou setor, em uma operação compartilhada.

 

Em outras palavras, com o dimensionamento correto e o uso inteligente da frota, a inatividade de veículos é eliminada. Assim, como gastos desnecessários proveniente de ativos encostados e sem uso.

 

A plataforma da Joycar também qualifica a gestão, uma vez que diversos indicadores podem ser monitorados em tempo real. Por exemplo:

 

     Programação de manutenção dos veículos;          

      Frequência de utilização dos automóveis;  

      Consumo de combustível;     

      Controle de avarias.

 

Já a entrega e o controle das chaves dos carros independem de processos manuais. Os usuários fazem a reserva por meio do sistema Joycar - tudo rápido e simplificado.

 

Mas entendemos que, na teoria, isso tudo parece bom demais para ser verdade. Por isso, se você tiver interesse em acabar com a inatividade de carros da frota e compreender o valor do carsharing na sua empresa, solicite uma demonstração!

 

QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO DO SISTEMA JOYCAR

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study