O carsharing corporativo ganha espaço cada vez maior, nas empresas e na mídia. Prova de que a tecnologia vem crescendo no mercado, tornando-se cada vez mais conhecida no mundo corporativo e conquistando executivos de inovação e de frota Preparamos um resumo para que você tenha acesso às últimas notícias sobre carsharing corporativo - confira! 

 

A democratização da tecnologia do carsharing  

 

Cada vez com mais intensidade, o carsharing corporativo ganha espaço na mídia e nos ambientes corporativos.

E a Joycar, líder no setor, também vem ganhando destaque. Mas você sabe como a startup começou?

Na matéria do Projeto Draft, Rafael Taube, CEO da Joycar, como foi o início da operação, aprendizado e conquistas. 

 

O sistema de carsharing já não era uma novidade no Brasil. O processo começou com a chegada de empresas de compartilhamento de veículos por aplicativo, há mais de uma década. Mas enquanto o formato funcionava bem para o público em geral, ainda era preciso pensar em soluções para o setor corporativo. Especialmente para empresas que já possuíam frotas dedicadas e/ou pool. 

 

Entendemos que as empresas costumam ter muitos carros, geralmente usados de forma ineficiente. Com nossa plataforma conseguimos transformar a cultura dessas empresas e criar frotas de veículos compartilhados”, diz Rafael. 

 

Mas engana-se quem pensa que o conceito nasceu rapidamente. Pois a Joycar  nasceu de um longo processo de aprendizado e insights. 

 

A primeira parceria veio com a ALD Automotive, empresa francesa especializada em gerenciamento e operacional de leasing de automóveis. 

 

Com a implementação bem-sucedida, veio o próximo cliente: a alemã BASF. Antes de adotar o sistema Joycar, os colaboradores da empresa usavam táxi, carros alugados ou transporte executivo para locomoção nas tarefas externas. Esse processo gerava muito custo e, além do mais, podia ser demorado e burocrático. Contudo, com a implantação da plataforma Joycar, os carros compartilhados tornaram-se a solução.

 

Muito mais eficiente, econômica e prática - não por acaso, o carsharing corporativo ganha espaço cada vez mais amplo. 

 

Os resultados viraram até case de sucesso: uma economia de mais de 45% nos custos com transporte. Além de mais autonomia, mobilidade, conforto e opções para os funcionários. Atualmente a Joycar não para de crescer. Na lista estão grandes clientes como Hyundai, Honda, Petrobras e Raízen, presentes em 17 estados do Brasil.  

 

Sistema de carsharing amplia a rentabilidade dos próprios ativos 

 

Para muitas empresas, colocar a economia compartilhada em prática foi a forma de garantir a sobrevivência e a competitividade no mercado. 

 

Um dos exemplos mais pioneiros desse movimento foi a popularização do co-working. Os espaços compartilhados que permitiram às empresas manter suas operações. Mas sem os custos e a burocracia de manter o espaço próprio. 

 

A partir daí muitas organizações começaram a olhar seus ativos com outros olhos. Sempre com o foco de obter o máximo em rentabilidade e produtividade. 

 

Foi assim que o sistema de carsharing passou a ser cada vez mais popular. A matéria da Whow!, destacando como a economia compartilhada vem crescendo nas organizações, é mais uma prova de como o carsharing corporativo ganha espaço na estratégia da gestão de frotas. 

 

A publicação cita que uma das formas de adotar esse modelo no contexto empresarial é promover o carsharing entre os colaboradores de uma mesma empresaDessa forma, consegue reduzir o número de ativos em posse da companhia, fazendo com que eles passem mais tempo sendo usados pelos colaboradores e menos tempo ociosos. 

Assim, as organizações conseguem se manter focadas apenas no core dos negócios. 

 

Levar a cultura do carro compartilhado para dentro das empresas gera uma economia tremenda e entrega uma solução mais sustentável por reduzir o número de carros nas ruas”, disse Rafael Taube, fundador da Joycar, durante esta entrevista exclusiva.  

 

Promove para o colaborador da empresa uma experiência melhor e para o gestor de frota a possibilidade de acompanhar todos os dados sobre carros e usuários em tempo real”, completou Taube. 

 

carsharing corporativo ganha espaço e colabora com o futuro da mobilidade corporativa 

 

Hoje em dia o sistema de carsharing corporativo ganha espaço cada vez maior, crescendo no mercado corporativo. Mas o potencial para crescimento é imenso. 

 

Especialmente quando olhamos para dados concretos: um estudo, realizado pelo Instituto WRI Brasil em parceria com o Instituto Parar, mostrou que soluções assim podem ajudar a reduzir em 25% o trânsito em microrregiões com grande concentração de empresas.  

 

E uma estratégia para gerir a mobilidade, segundo o Estadão, é o conceito de carsharing corporativo, que registra benefícios tanto para os colaboradores, como para a sociedade. E, ainda por cima, proporciona ganhos como redução no trânsito e na poluição. 

 

Com menos carros na rua, é possível esperar também menos emissões de poluentes. Assim como uma economia bastante substanciosa para as empresas: “Fechamos um contrato com uma empresa que tinha 400 carros dedicados. Eles devolveram 200 para a locadora e nós ajudamos a criar uma frota compartilhada com a outra metade. Hoje, são mais de 1.500 colaboradores usando esses carros e mais de R$ 7 milhões serão economizados, anualmente”, segundo Rafael Taube. 

 

Isso também gera outros impactos, como atitudes mais positivas frente à coletividade. "A implementação da plataforma gera uma melhora significativa no comportamento de quem está atrás do volante. Como o colaborador sabe que outro colega vai usar o carro em seguida, o cuidado também é maior", afirma Taube. 

 

Sistema de carsharing estende benefícios para mais colaboradores 

 

E se o carsharing corporativo ganha espaço, a Joycar também acompanha esse destaque. Isso por todas as possibilidades que sua solução oferece às empresas. Afinal, a Joycar vai além de oferecer uma solução de compartilhamento de carros corporativos. Ela também oferece mecanismos e suporte para promover a mudança de mindset dos executivos e responsáveis pela frota das empresas. 

 

"A Joycar, mobitech que nasceu para redefinir a função do carro dedicado dentro das empresas, desenvolveu um sistema que ajuda companhias a adotarem a cultura do carro compartilhado", conforme matéria do Portal Empreendedor. 

 

Segundo Taube, “A Joycar cria um sistema de locadora digital dentro de cada empresa. Os colaboradores podem reservar e utilizar um carro por meio de uma experiência totalmente digital e autônoma.

Além disso, os gestores da frota acompanham tudo em tempo real”. 

 

Através de dashboards, o gestor de frotas pode ter informações completas, em tempo real. Assim, ela permite saber quais usuários estão utilizando os carros, por quanto tempo e até consumo de combustível. É possível ainda ter mais controle sobre a manutenção e a documentação, mantendo o orçamento sob controle. Além disso, a Joycar oferece a possibilidade de estender benefícios que antes eram restritos a um seleto grupo de colaboradores. 

 

Um dos próximos desafios é aproximar lideranças de RH desse novo conceito. Hoje, ainda temos milhares de carros oferecidos como benefício para poucos profissionais. Por que não oferecer esses veículos para todos os colaboradores da empresa?”, questiona Rafael. 

 

Como você pode ver, a Joycar é destaque na mídia e seu sistema de carsharing corporativo ganha espaço entre as empresas que querem aumentar a rentabilidade de suas frotas. 

 

E você pode ler na íntegra todas as matérias citadas aqui. Basta acessar este link e, no final da página, clicar nos veículos que publicaram cada uma das matérias citadas. 

 

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study