Como o car sharing corporativo reduz custos em sua empresa? Se você está em busca de resposta para essa pergunta, então, precisa ler este blog post. 

 

Afinal, economizar, otimizar processos, recursos e melhorar resultados simultaneamente é um objetivo em comum entre todas as empresas.  

 

O car sharing corporativo é uma excelente prática para alcançar este objetivo. 

Trata-se de um processo organizacional que empresas ao redor do mundo e no Brasil já estão utilizando para obter benefícios relevantes. Entre eles: diminuição nos custos operacionais, maior eficiência na gestão de frotas e mobilidade dos colaboradores. 

 

Continue a leitura e entenda como o car sharing corporativo reduz custos operacionais gerando muitos outros benefícios às empresas. 

 

Principais detratores nos custos de frotas corporativas 

 

Não tem jeito, o gestor de frotas vive o desafio constante de diminuir os gastos do setor. E a forma mais eficiente para isso é conhecer o caminho percorrido pelo dinheiro do setor. 

 

Em outras palavras, quais os principais itens responsáveis pelos gastos com os veículos de sua empresa? É o que listamos a seguir. 

 

1. Aquisição e depreciação 

 

Consome uma fatia importante da verba da empresa, por isso convém estudar qual a melhor opção: aquisição ou locação do veículo.  

 

2. Combustível 

 

Um dos principais custos no P&L de uma frota organizacional é o combustível.  

Isso porque, além de ser uma das maiores despesas, esse item tem valor flutuante em função de fatores diversos, incluindo impactos da economia, modelos de carros utilizados, roteiros escolhidos pelos colaboradores, etc. 

 

3. Manutenção 

 

O valor empregado com manutenção é inevitável, sendo mais eficiente a adoção de planos de manutenção preventiva, uma vez que ela libera o ativo com maior agilidade e aumenta a vida útil do veículo.  

O gestor precisa ter um calendário preciso para garantir que a manutenção está sendo realizada de modo adequado e dentro do prazo ideal. 

 

4. Seguro e impostos 

 

Esses dois itens abocanham uma fatia do orçamento da gestão de frotas, sendo maior ou menor conforme a quantidade de veículos que a empresa possui. 

Outro item que requer atenção dos gestores de frota é o controle das multas dos usuários. Necessário promover ações periódicas para evitá-las e ressaltar a importância da direção segura.  

 

5. Custos ocultos 

 

Existem alguns itens que pesam no orçamento da gestão de veículos organizacionais.

 

Vejamos alguns exemplos: 

 

Tempo de indisponibilidade do veículo - período em que o veículo ficou sem utilização, falta de manutenção ou ociosidade, por exemplo; 

 

Má conservação dos veículos pelos usuários - esse comportamento compromete a vida útil dos carros e a segurança dos condutores; 

 

Dimensionamento equivocado da frota – ter mais veículos do que o necessário, o que eleva custos da frota. 

 

Como o car sharing corporativo reduz custos organizacionais 

 

O car sharing corporativo é uma prática organizacional onde a frota de veículos é compartilhada com o máximo de racionalidade entre os usuários.  

 

Substituir os métodos convencionais de utilização da frota promove vantagens relevantes na experiência de todos os envolvidos no processo. 

 

O gestor de frotas passa a ter um controle simplificado e automatizado do uso de veículos.  Já o usuário final pode agendar o uso do carro e efetuar a retirada por meio de smartphone - prático e rápido! 

 

No entanto, o car sharing corporativo reduz custos também. E nós vamos mostrar como. 

 

1. Permite redimensionar a frota 

 

Com base em estudos, é possível identificar o tamanho ideal para a frota atender as demandas de movimentação de colaboradores. Assim, a subutilização ou ociosidade dos veículos são eliminadas

 

Só essa readequação já é responsável por grande economia. Isso porque gera eficiência na gestão, proporcionando menores gastos com: 

 

Aquisição/locação de carros; 

Combustível e manutenção 


Documentação, taxas, seguro. 

 

2. Car sharing corporativo reduz custos de combustível 

 

A redução de gastos com combustível também é muito significante em função da readequação do número de carros. 

Além disso, é possível usar um sistema de caronas. Caso o caminho e horários dos colaboradores coincidam, basta organizar viagens com mais pessoas por veículo, evitando que carros diferentes sejam usados em trajetos similares. 

 

3. Gera economia com a manutenção 

 

Substituir controles manuais por uma plataforma de gestão de frotas com controle digital eficiente e prático, possibilita programar com exatidão a manutenção preventiva de todos veículos.  

 

car sharing corporativo reduz custos evitando gastos desnecessários com reparos e troca de peças antes do momento necessário para isso. Também impede que os cuidados sejam adiados a ponto de colocar em risco os colaboradores. 

 

Assim, o gestor de frotas tem uma visão total e atualizada das condições dos veículos, podendo identificar falhas mecânicas e de segurança, permitindo agir preventivamente, evitando quebras e outros prejuízos provenientes de um carro mal conservado. 

 

Finalmente, colabora para diminuir o índice de depreciação, já que será possível aumentar a vida útil dos veículos. 

 

4. Garante visibilidade total da operação 

 

Contar com uma plataforma totalmente digital, como a Joycar, significa aposentar controles manuais imprecisos e trabalhosos.

Assim, o gestor de frotas tem visibilidade total da operação

 

Além disso, pode criar checklists personalizados que vão permitir acompanhar os cuidados de cada condutor com o veículo.  

 

Com acesso a dados em tempo real, é possível promover treinamentos para uma condução mais responsável, bem como outras ações para maior eficiência e economia da frota. 

 

Com o parceiro certo o car sharing corporativo se torna realidade em sua empresa 

 

Como você pode observar, o car sharing corporativo reduz custos e é uma estratégia organizacional efetiva para uma empresa utilizar sua frota de maneira inteligente e sustentável.  

 

Assim, ao final do dia, ele terá resolvido os 5 principais motivos de despesas na gestão de frotas. 

 

Para esse compartilhamento inteligente da frota corporativa, conte com Joycar. Ela é uma plataforma completa, desenvolvida especialmente para criação e gestão do car sharing corporativo.  

 

Nossa solução é instalada diretamente nos veículos e todo o processo se torna automatizado, com informações atualizadas em tempo real.  

Gestores de empresas já estão usando nossa plataforma e tendo mais tempo à disposição para focar esforços em pontos mais estratégicos de suas funções. 

 

Temos uma equipe especializada na implantação e acompanhamento da operação. Desde o apoio ao redimensionamento da frota, passando pelo desenvolvimento até a implementação e funcionamento do car sharing corporativo, inclusive nas estratégias de comunicação com o público interno. 

 

Nossa plataforma é 100% própria e customizável, podendo atender as necessidades específicas de cada organização.  

 
Converse com a nossa equipe e descubra como o car sharing corporativo reduz custos e dá maior eficiência às suas operações.
 

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study