Ao reduzir despesas de frota, a sua empresa consegue direcionar melhor o orçamento para múltiplas atividades. É um retorno financeiro para trabalhar, gradualmente, no crescimento do seu negócio.

 

Além disso, você otimiza processos, agrega em produtividade e eleva a entrega de valor aos seus clientes. Afinal, a produtividade com qualidade também se reflete na sua relação com o consumidor.

 

E isso tudo pode ser feito por meio de boas práticas que são facilmente aplicadas no dia a dia. 

 

Quer ver só? Abaixo, reunimos 7 dicas para você reduzir despesas de frota. Confira!

 

 

1. Praticar a manutenção preventiva

 

Manutenções realizadas periodicamente garantem segurança, produtividade e eficiência à sua frota. E o melhor: com economia.

 

Pois uma troca de peças, de maneira programada, evita que os veículos fiquem inativos ou que uma pequena falha se transforme em um grave problema. 

 

Além disso, é bom lembrar: consertar um problema sai mais caro do que evitá-lo.

 

A implementação de um bom planejamento de manutenção, portanto, representa um grande impacto na hora de reduzir despesas de frota.

 

 

2. Dimensionar corretamente a frota

 

Será que você tem veículos a mais, na sua empresa? Ou será que a quantidade existente não atende a demanda organizacional?

 

Saiba que as duas situações geram gastos extras. Seja para manter um ativo pouco usado, seja para obter carros extras de modo emergencial (aluguel, táxi, etc.).

 

Analise indicadores — como a frequência de uso ou a inatividade de veículos da sua frota — para entender como dimensionar corretamente os seus veículos.

 

Com os resultados da pesquisa, você vai garantir o número ideal para a mobilidade de sua empresa. Algumas consequências positivas disso serão

 

     Redução de custos com IPVA, seguro, desvalorização do veículo, multas, manutenção, etc.;

     Eliminação da ociosidade de veículos.

 

 

3. Otimizar o consumo de combustível

 

Para reduzir despesas de frota, o controle de consumo de combustível é imprescindível. Ainda mais em tempos de alta no custo do petróleo.

 

As boas práticas para atingir essa otimização e reduzir custos começam com o acesso a dados que permitam adotar medidas adequadas.

 

Como, por exemplo: identificar ativos que apresentem consumo acima da média, saber o momento certo para efetuar a manutenção preventiva, etc.

 

Pela importância do assunto, sugerimos a leitura de nosso artigo: Como reduzir custos de combustível em frotas usando dados!

 

 

4. Fazer a desmobilização da frota

 

Algum veículo que não tenha mais as condições ideais de uso podem ser vendidos ou leiloados. Isso permite que você obtenha o melhor retorno financeiro possível com ativos que já não atendem as necessidades de sua empresa.

 

Por exemplo: elabore um planejamento focado em quilometragem máxima, utilização dos veículos e periodicidade da desmobilização de sua frota

 

Isso tudo garante que você consiga reestruturar a sua frota com o menor valor de desvalorização possível.

 

 

5. Adotar checklists automatizados

 

Ter uma frota produtiva, segura e econômica implica cuidados múltiplos de sua gestão. Para isso, contar com checklists automatizados e personalizados que permitam o monitoramento de todos os processos com rapidez, é essencial.

 

A plataforma Joycar, por exemplo, oferece esse recurso. Com o apoio do sistema fica bem mais fácil e eficiente manter toda a sua frota sob contínuo acompanhamento.

 

E, como consequência, descobrir meios de reduzir despesas de frota.

 

 

6. Ter uma boa gestão de taxas, multas e impostos

 

Joycar também garante total visibilidade operacional. Assim, é fácil encontrar, em um só lugar, todas as informações de cada um dos veículos. 

 

Esse controle facilita a gestão de vários itens. Entre eles:

     Multas por veículo e condutor;

     Notificação do momento certo de renovar documentação e seguro dos carros;

     Aviso de vencimento dos documentos de cada condutor;

     Informações necessárias para elaborar um plano de manutenção eficiente.

 

Essas facilidades geram rapidez e assertividade na tomada de decisão, evitando falhas/retrabalho e, portanto, gerando economia. 

 

 

7. Adotar o carsharing corporativo

 

O compartilhamento de carros corporativos é uma realidade. E vem crescendo no Brasil por conta dos seus benefícios — como a expectativa de redução de até 25% no trânsito em microrregiões do país.

 

Para as empresas, isso se traduz na eficácia em reduzir despesas de frota e também nos outros benefícios apontados ao longo deste artigo. 

 

O sistema Joycar conta com recursos personalizados, para atender as características e necessidades de sua frota!

 

Por meio de uma experiência totalmente digital, seus usuários conseguem reservar o automóvel diretamente pelo seu celular. 

 

E você, por sua vez, consegue acompanhar todos os indicadores — individuais e coletivos da frota — para tomar decisões ágeis e assertivas.

 

 

Boas práticas de controle de custos na frota: conte com a Joycar!

 

 

A Joycar já promoveu benefícios reais para diversas de empresas, sempre com impactos significativos. Por exemplo:

 

     Praticidade e eficiência para os usuários, em função de uma experiência 100% digitalizada;

     Ampliação da eficiência econômica a partir da redução de custos, do dimensionamento da frota e da ociosidade dos veículos;

     Redução das emissões de CO² a partir da implementação de uma frota menor e mais otimizada;         

      Menos custos com documentação, combustível, seguro e manutenção, entre outros.

 

Se você deseja reduzir despesas de frota e transformar uma frota convencional, muito mais cara, em uma operação de carsharing, a Joycar tem tudo a ver com você

 

Entenda como a plataforma de compartilhamento de carros corporativos líder do mercado pode elevar a eficiência de sua gestão:

 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade