A gestão de frotas é envolta em tarefas diversificadas e de complexidades múltiplas. Mas não se pode apenas focar nos ativos materiais para um trabalho impecável, pois a gestão de condutores também é importante.

 

E sabe por quê? Porque colaboradores felizes são mais produtivos, em primeiro lugar. E uma gestão focada no desenvolvimento, no suporte e na orientação dos seus recursos humanos fortalece a sua marca e o trabalho cotidiano.

 

Quer saber como equilibrar esse trabalho com eficiência? Nos tópicos abaixo vamos discutir a importância da gestão de condutores na qualificação contínua da sua gestão de frotas. Confira!

 

Papel do gestor no cuidado com os ativos

Uma rotina atribulada, marcada pelo malabarismo com orçamentos, veículos funcionais e um trabalho direcionado aos colaboradores.

 

A gestão de frotas é um grande desafio porque envolve muitos cuidados para garantir os ativos em uso e valorizados por mais tempo.

 

Paralelamente, existem os esforços para controlar desperdícios e prejuízos, algo que a gestão de condutores pode ajudar a alcançar. 

 

Sua gestão, portanto, é multidisciplinar. E exige visibilidade total da operação para decisões assertivas e seguras.

 

Gestão de frotas e a gestão de pessoas: 4 dicas práticas

A gestão de frotas envolve, como já dissemos, a gestão dos condutores. Um trabalho porque exige tato para ser exercido, sem gerar pressão e desconforto nos usuários.

 

Por isso, as dicas a seguir vão ajudar a colocar em prática essa gestão respeitosa e tão importante. Veja só quais são!

 

1. Tenha uma boa política de gestão de frotas

Estabelecer diretrizes e boas práticas para cuidar da frota de veículos da empresa é o primeiro passo para uma gestão de pessoas eficiente. 

 

Portanto, a política de gestão de frotas deve explorar, detalhadamente, tudo aquilo que é esperado e o que deve ser evitado, no dia a dia do condutor. 

 

Nesse sentido, treinamentos regulares são importantes para ampliar a consciência e ter certeza que os usuários entendem as regras de uso dos veículos da organização - veja a seguir.

 

2. Promover ações de conscientização e treinamentos com base em dados

Em complemento à dica anterior, você pode contar com um sistema de gestão para analisar dados e métricas. E, assim, promover ações de conscientização específicas com base nos insights observados desses dados.

 

Os dashboards do sistema Joycar, por exemplo, são fundamentais para o sucesso da sua gestão de frotas. Por meio deles, você tem uma visão geral (e específica) de automóveis e de pessoas que utilizam esse importante ativo da empresa.

 

Dá para avaliar, por exemplo, as condições de cada veículo, o desempenho de cada condutor e também a hora ideal para realizar manutenções. 

 

Isso tudo, somado aos indicadores de desempenho dos colaboradores, fortalecem a gestão de condutores.

 

3. Adote checklists digitais personalizados

Outro recurso essencial para a gestão de condutores é o checklist, importantes ferramentas para mapear o fluxo de trabalho e as condições dos veículos.

 

Implementados no momento de retirar o veículo e na hora em que o condutor o devolve, o checklist virtual é rápido para preencher. E fornece dados essenciais para entender a forma de condução de cada usuário, permitindo ações preventivas e de educação.

 

O sistema Joycar permite  criar checklists digitais personalizados que vão ajudar a elevar a eficiência da gestão de frotas e a gestão de condutores.

 

4. Use a tecnologia a favor da gestão de pessoas – e da frota!

Fica fácil de notar que todos os pontos aqui citados têm algo em comum: a necessidade de inovação na gestão de frotas. 

 

A plataforma Joycar é um excelente exemplo para que sua gestão de frotas seja mais eficiente, econômica e ágil. 

 

Nossa solução, além de permitir adotar o carsharing corporativo, traz mais controle sobre os veículos, organização do trabalho e maior qualidade operacional.

 

Sem contar que a solução compila as informações mais importantes para a sua tomada de decisão com agilidade e assertividade. E os usuários ficam muito mais satisfeitos, graças à praticidade que ela proporciona.

 

Joycar: gestão de frotas e de pessoas

Como vimos, a gestão de condutores é assunto delicado, mas precisa ser feito. E fica bem mais simples com o auxílio tecnológico de um software de gestão.

 

Como o sistema Joycar, desenvolvido para tornar o carro corporativo uma ferramenta de mobilidade mais eficiente e sustentável. 

 

E ainda fornecer as informações necessárias, atualizadas em tempo real, e fáceis de serem acessadas para tornar a gestão de frotas e a gestão de pessoas continuamente melhor.

 

Para saber mais a respeito e dar um salto de qualidade na sua relação com os condutores e a sua própria frota, conheça a Joycar.

 

Solicite um teste gratuito de Joycar e compreenda, na prática, os benefícios dessa solução para a sua gestão de frotas!

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade