Os carros de frota compartilhada já deixaram de ser uma tendência para se transformar em solução eficiente para a mobilidade.

 

Isso acontece porque o carsharing é uma das soluções efetivas para o futuro da mobilidade e também para uma maior qualidade de vida no planeta.

 

Afinal, estudos apontam a poluição gerada pelos veículos como uma das principais causas para a poluição do meio ambiente. 

 

E se hoje já é um problema, as projeções para o futuro não são animadoras, já que, segundo as Nações Unidas, teremos a chegada de mais 2,5 bilhões de pessoas nos grandes centros até 2050.

 

No entanto, estima-se que cada veículo compartilhado substitua entre 9 e 13 carros rodando, reduzindo o consumo de combustível, a emissão de poluentes e a necessidade de vagas para estacionamento.

 

Sem contar que o carsharing garante uma frota de veículos do tamanho certo, mais nova, bem conservada e econômica. 

 

Por isso, apostar em carros de frota compartilhada pode ajudar sua organização a reduzir gastos e a ser mais amigável com o ecossistema. Além de ter uma operação automatizada das frotas corporativas – bem mais eficiente. 

 

Como se não bastassem tantas vantagens, com o carsharing sua empresa pode até embelezar as ruas, com um toque de arte. Entenda melhor a seguir.

 

 

Como o carsharing corporativo pode colocar mais arte nas cidades

 

Como você pode ver até aqui, o carsharing corporativo pode garantir inúmeros diferenciais competitivos para a sua empresa.

 

Bastante popular na Europa, algumas empresas levam essa questão de diferenciação a um novo nível: usar os carros de frota compartilhada para levar arte às ruas.

 

Assim, uma das tendências que vem conquistando as ruas de grandes cidades do mundo e a avaliação positiva da população, é o envelopamento de veículos usados em carsharing corporativo com imagens de artistas plásticos.

 

Essa maneira criativa de destacar a marca, reforça que o compartilhamento de carros é mais do que uma solução para a mobilidade.

 

Um bom exemplo disso é a frota do WeShare, uma iniciativa da Volkswagen, e um dos grandes projetos de compartilhamento de carros do mercado mundial.

 

Em comemoração ao 30º aniversário da queda do Muro de Berlim, a WeShare decidiu renovar o layout atual de seus carros e criou artcars com base em três temas: unidade, liberdade e futuro. Veja o resultado:

 

  

Para isso, contou com a visão e o talento de três artistas badalados de Berlim. Uma bela forma de mostrar que o carsharing também pode ser feito com muito estilo.

 

Outra capital europeia que ganhou um toque de arte extra graças aos carros organizacionais compartilhados foi Paris.

 

A Cidade Luz recebeu uma charmosa frota do serviço de compartilhamento de carros Free2Move. 

 

Foram selecionados 20 carros para representar a energia dos 20 distritos icônicos de Paris. Um projeto perfeito para essa cidade, que tem uma essência criativa e uma paleta diversificada de estilos.

 

 

 Já outro player, Evo Car Share, fez diferente: usou a sua frota para divulgar a arte de rua de Vancouver e Victoria, no Canadá.

 

Utilizando os principais pontos de art street locais como cenário, a empresa conseguiu promover a sua marca através da arte tirando fotos de seus veículos em frente à cenários artísticos.

 

 

 

Benefícios dos carros de frota compartilhada

 

Ser uma espécie de galeria de arte móvel, aproximando artistas do público, é só um dos inúmeros aspectos positivos possíveis com o carsharing corporativo

Especialmente quando você escolhe a melhor plataforma de carsharing do Brasil: Joycar!

 

No caso da escassez de carros 0km no mercado, um dos impactos causados pela pandemia, foi justamente esse modelo operacional que surgiu como solução inteligente.

 

Mas existem outros motivos para os carros de frota compartilhada surgirem como uma alternativa eficiente para empresas de todos os segmentos e portes. Já citamos alguns deles ao longo deste artigo, mas podemos destacar ainda:

 

 

Maior economia à empresa

 

Evitando ociosidade de veículos, o carsharing ajuda a reduzir o custo com compra, seguro, taxas e impostos. 

Com o apoio da Joycar você pode, por exemplo, fazer um correto dimensionamento da frota atual, otimizando recursos.

 

Além disso, sua organização pode economizar nos gastos com combustível, manutenção, outras modalidades de transporte (como táxi e transporte público), entre outros.

 

 

Maior eficiência na gestão de carros de frota compartilhada

 

Ao adotar a plataforma de carsharing Joycar, sua empresa automatiza a gestão de frotas. 

 

Isso significa eliminar controles manuais, sujeitos a erros, e melhorar a experiência do usuário - as reservas e preenchimento de checklists dão 100% digitais.

 

Também dá total visibilidade e controle ao gestor para acompanhar toda a operação. Do acompanhamento de vencimento de documentos e taxas, passando pelo controle de manutenção, consumo de combustível e nível de bateria. 

 

E, ainda, geração de relatórios com dados atualizados em tempo real, permitindo identificar melhorias nos serviços, reduzindo custos e tendo tempo para questões mais estratégicas da área;

 

 

Goodwill para as marcas

 

Cada vez mais, as preocupações ambientais estão impactando as companhias.

Especialmente porque muitos consumidores hoje preferem fazer negócios com empresas que possuam uma agenda ambiental e social.

 

Por isso, carros de frota compartilhada também podem ajudar sua empresa sob este ponto de vista.

 

Além de ser uma forma econômica, prática e eficiente de gerir a sua frota, o uso do sistema Joycar também pode colocar sua marca de uma maneira mais positiva frente ao mercado e à comunidade. 

 

 

Os carros de frota compartilhada tornam o futuro melhor

 

Em resumo, o carsharing traz economia, eficácia, praticidade e ainda ajuda a conservar o meio ambiente. Sem deixar o conforto e o estilo de lado - inclusive, embelezando as vias por onde os veículos organizacionais trafegam.

 

Para saber mais sobre carros de frota compartilhada, acompanhe o Blog da Joycar. Temos uma série de artigos que também podem te interessar, como:

 

     Car sharing nas empresas e a inevitável mudança de mindset

     Gestão de multas em frotas: porque é tão importante

     Indicadores para gestão de frotas melhoram o desempenho

 

 

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study