O compartilhamento de carros corporativos vem crescendo na medida em que a organização percebe as vantagens que essa prática oferece.

Para começar, há uma significativa economia para o proprietário do veículo. Afinal, cada automóvel requer um investimento pesado que começa com a aquisição do ativo e continua com outros gastos. Como, por exemplo, seguro, desvalorização do veículo, manutenção, documentação, taxas, e por aí afora.

Todos esses custos pesam no orçamento, especialmente no caso de empresas que precisam investir todos esses valores em cada carro de sua frota. E para empresas que já migraram para a terceirização de frotas, é provável que tenham sido contratados com a locadora mais carros do que o necessário.

Mas existem outros motivos para que o projeto de compartilhamento de carros corporativos saia do papel – transformando uma operação convencional de frotas em operação compartilhada.

Neste artigo vamos apresentar 5 argumentos que mostrarão as muitas facilidades que o car sharing corporativo tem a oferecer aos seus negócios.

Confira e tire suas Dúvidas!

 

 

1. Car sharing corporativo permite reduzir custos, otimizando a frota

O primeiro grande motivo para adotar o compartilhamento de carros corporativos é a possibilidade de reduzir custos, em função do redimensionamento da frota.

Para isso, uma empresa especializada, como a Joycar, ajuda as organizações a efetuarem um estudo de viabilidade. Nessa análise, são consideradas as características do negócio, bem como o número de colaboradores que precisam de carro para o trabalho.

É realizada também uma avaliação da atual frota, como vem sendo utilizada, índice de ociosidade, etc.

Após esse criterioso estudo, é possível identificar qual o número ideal de veículos que a empresa precisa. E, quase sempre, há uma otimização dos ativos, sem que haja o menor prejuízo à rotina organizacional.

Assim sendo, com um controle organizado e moderno, todo o custo que envolve a frota organizacional cai consideravelmente.

Além da economia com a compra de veículos, a redução de gastos também envolve consumo de combustível, manutenção, taxas, documentação, seguro, entre outros itens.

Vale lembrar que, no caso de frota alugada, a redução no número de veículos também propiciará menores custos.

 

 

2. Amplie a agenda de sustentabilidade

Segundo levantamento do National Center for Sustainable Transportation, instituição ligada ao Departamento de Trânsito americano, cada carro compartilhado retira das ruas 10 a 13 veículos.

Isso significa redução de tráfego, congestionamentos menores, economia de combustível, melhoria nos índices de poluição.

Assim, o car sharing corporativo é uma excelente maneira das organizações terem uma agenda de sustentabilidade bem-sucedida. 

 

 

3. Evite a ociosidade de veículos com car sharing

Ao adquirir um veículo, a organização precisa direcionar uma soma considerável de seus recursos financeiros e, para justificar esse investimento, ele precisa ser bem utilizado.

Cada carro ocioso, esquecido em um canto do estacionamento, representa prejuízo para a empresa porque está em processo de desgaste e desvalorização.  Além do mais, o valor poderia ser aplicado, gerando rendimento ao caixa da companhia.

O compartilhamento de carros corporativos evita esse problema de modo inteligente, sem interferir no bom andamento de serviços de todos os setores.

 

 

4. Experiência 100% digital para o usuário

É muito importante conquistar a adesão dos usuários para o programa de car sharing corporativo ter sucesso.

Nesse sentido, uma experiência 100% digital é fundamental para que os colaboradores percebam os benefícios que uma operação moderna tem a oferecer.

É o caso da facilidade de acesso ao veículo. Com o sistema Joycar, o usuário faz a reserva, a qualquer momento e de qualquer local, e abre a porta do carro usando seu crachá ou smartphone.

Da mesma forma, o checklist para verificação, é facilmente preenchido pelo celular do usuário ao chegar e sair com o veículo. Assim, itens básicos como limpeza, combustível e avarias são automaticamente inseridos no sistema, ficando à disposição do gestor.

Além disso, a plataforma oferece visibilidade a todos os usuários e, desse modo, é possível fazer uso do sistema de caronas.

Um carro reservado por um colaborador pode deixar outra pessoa da empresa em um compromisso em local próximo - desde que a agenda de todos combinem. O resultado é melhor utilização do ativo, praticidade e economia.

 

 

5. Tecnologia para car sharing corporativo colabora para maior eficiência da gestão de frotas

Para que o programa de compartilhamento de carros corporativos funcione adequadamente, é preciso adotar um software desenvolvido especialmente para essa finalidade.

Afinal, controles manuais, em planilhas, com coleta e entrega de chaves na portaria não garantem confiabilidade ao .

Com a Joycar, ferramenta de fácil utilização e com dashboards, o gestor tem visibilidade total da operação, automatizando processos e melhorando a gestão da frota.

Atividades antes trabalhosas, como controlar reservas e elaborar checklists personalizados para uso dos veículos, tornam-se simples, práticas e rápidas.

Da mesma forma, a entrega/devolução de chaves também é simplificada. Nos processos tradicionais, os colaboradores podem se esquecer de devolvê-las no ato da entrega do veículo ou, então, não se lembram onde guardaram.

Com esse software robusto e inovador para compartilhamento de carros corporativos, a gestão de frotas ganha eficiência e agilidade.

Da reserva aos cuidados que levam a uma maior vida útil do ativo, tudo é feito digitalmente, eliminando falhas comuns em processos manuais.

E todas as informações, de todos os carros da frota, ficam disponíveis em um único sistema (24X7), atualizado em tempo real.

Com esses dados, o gestor de frotas tem condições de promover melhorias na manutenção, por exemplo.

Ou, ainda, desenvolver campanhas educativas para melhorar hábitos de direção, entre outras possibilidades que vão colaborar para uma gestão mais eficiente e prática.

 

 

Car sharing corporativo proporciona eficiência e economia

Neste artigo listamos cinco facilidades proporcionadas pelo compartilhamento de carros de uma empresa – e ainda existem outros.

Todas elas vão ao encontro das necessidades mais urgentes das organizações que precisam reduzir custos, sem comprometer sua eficiência operacional. É uma questão de sobrevivência!

 

Adotar o car sharing corporativo é uma solução que propicia essas duas conquistas - economia e eficiência -, mas vai além.

Ele permite, ainda, um melhor gerenciamento dos ativos, incluindo os cuidados preventivos e correto dimensionamento da frota.

Sem contar que colabora para uma melhor mobilidade e sustentabilidade, ao diminuir o número de automóveis nas ruas. 

 

Quer saber mais? Fale com a equipe da Joycar e descubra tudo o que o compartilhamento de carros corporativos pode fazer por sua gestão de frotas.

The best platform for shared corporate fleet management

Fully digital experience for the user: they book any vehicle, from anywhere, when needed. Fast and uncomplicated.
Request viability study