A nova CNH entra em vigor a partir do primeiro dia de junho, com base no texto-base da Lei 14071/20, que modificou o Código de Trânsito Brasileiro em dezenas de pontos.

 

Essas mudanças vão afetar a gestão de frotas, e não apenas a rotina dos condutores.

 

Portanto, saber o que esse novo documento tem a oferecer e quais são as mudanças propostas é essencial para o trabalho do gestor, que já tem desafios a enfrentar diariamente – como evitar a ociosidade de veículos, por exemplo. 

 

Para alinhar sua gestão de frotas às leis vigentes, confira os tópicos abaixo e tire todas as suas dúvidas a respeito da nova CNH!

 

Principais mudanças na CNH 2022

O novo modelo da carteira de habilitação vem acompanhado de um chip que traz mais controle aos órgãos fiscalizadores. E tem, também, um objetivo complementar de reduzir o número de fraudes nesse documento.

 

Outros recursos estão sendo pensados para a nova CNH, como a possibilidade de pagar pedágios e/ou transportes públicos. O controle de acesso (para prédios públicos e universidades, entre outros) também tem sid

 

Entretanto, além de pensar em dimensionamento correto de veículos e outras tarefas, o gestor de frotas precisa considerar os pontos que foram alterados na legislação. Abaixo, vamos destacar os principais.

 

Mudança no EAR

EAR é a sigla para Exerce Atividade Remunerada. Motoristas profissionais devem ter essa nomenclatura em suas respectivas CNH, atestando o trabalho deles nas categorias C, D e E.

 

Limite de pontuação da CNH

Com a EAR na nova CNH, o limite de pontos é alterado – e como esse é um importante indicador usado na gestão, tenha atenção a essas informações. 

Agora, o motorista pode acumular até 40 pontos.

 

No geral, para um motorista que não usa o veículo como instrumento de trabalho, algumas circunstâncias especiais são aplicadas, como:

     Limite ajustado para 30 pontos após a aplicação de uma multa gravíssima;

     Reajuste para até 20 pontos no caso de duas multas gravíssimas.

 

Enquanto isso, os motoristas com EAR mantêm o limite de 40 pontos para a suspensão da carteira de habilitação. Ou seja, independentemente de receber ou não uma ou mais multas gravíssimas.

 

Inclusão de nome social

Condutores que tiverem interesse em incluir seu nome social e filiação podem incluir essas informações na nova CNH.

 

Nova CNH e os cuidados que o gestor de frotas deve tomar

Mesmo com as atuais e vindouras alterações na carteira de habilitação, sua gestão de frotas deve seguir com um rigoroso controle diário. E, a seguir, vamos reforçar esses pontos para que seu trabalho não seja vítima de imprevistos.

 

Limite de até 40 pontos

É um desafio para o gestor de frotas evitar que seus motoristas fiquem “confortáveis” com o aumento do limite de pontos. Afinal de contas, as multas geram prejuízos e trazem dores de cabeça burocráticas e relacionadas à excelência do trabalho de seus profissionais.

 

Sem falar que, a partir de 30 pontos, o curso de reciclagem deve ser realizado. E isso tudo se configura em mais imprevistos para uma gestão harmônica e produtiva na sua empresa.

 

Então, um rigoroso trabalho de gestão de multas deve ser feito para facilitar o seu trabalho e garantir a conformidade dos seus motoristas.

 

Exame toxicológico

O exame é exigido por lei, desde 2015, para emitir ou renovar a CNH. Contudo, com a nova CNH, a lei aponta que o exame toxicológico deve ser realizado a cada 30 meses (o equivalente a dois anos e meio).

 

A negligência dessa periodicidade acarreta multa gravíssima após 30 dias do prazo de vencimento e também suspensão, por 3 meses, do direito de dirigir. Isso, contudo, só vale para motoristas das categorias C, D e E.

 

Dica: esses e outros pontos da CNH nova podem ser incluídos na política de uso de frotas.

 

Prazo de validade dos documentos

Com a nova CNH, atualize seus registros para garantir que toda a documentação dos condutores e dos veículos fiquem em dia, evitando imprevistos.

 

Carteira digital de trânsito

Insira, na sua rotina de gestão de frotas, uma mudança importante: a de baixar o APP gratuito da Carteira digital de trânsito. Isso vai favorecer o trabalho e garantir mais alinhamento às leis de trânsito vigentes.

 

Automatize o gerenciamento de frotas e tenha total controle operacional

A nova CNH 2022 está aí, e a sua gestão de frotas tem trabalho pela frente para se adaptar a ela.

 

Mas, por meio de uma solução automatizada, seu trabalho é potencializado e blindado contra imprevistos.

É o caso do sistema Joycar, que garante inovação e automatização à sua gestão de frotas. 

 

Com informações atualizadas em tempo real, a plataforma oferece total controle operacional. E seus dashboards garantem visibilidade e agilidade nas decisões, o que facilitará acompanhar todos os detalhes relacionados à nova CNH.

 

Desde acompanhar a data de vencimento do documento, de cada condutor, até fazer a gestão de multas. Assim, o gestor e motoristas têm maior segurança e praticidade.

 

Além disso, nossa plataforma moderna e eficiente, permite a implantação do carsharing corporativo, que acompanha a transformação da sua empresa em todas as etapas. Desde a instalação do sistema ao acompanhamento da operação.

 

Se você quer saber como a Joycar pode impactar positivamente a sua gestão de frotas e agregar alinhamento à nova CNH, experimente gratuitamente a nossa plataforma!

 

QUERO TESTAR JOYCAR

A melhor plataforma para gestão de frota corporativa compartilhada

Experiência totalmente digital para o usuário: o colaborador reserva qualquer veículo, de qualquer lugar, quando precisar. Rápido e descomplicado.
Solicite estudo de viabilidade